• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Pedagogia
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Pedagogia
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Linguagem, interação e cultura : um olhar com foco na educação infantil bilíngue para surdos

Thumbnail
View/Open
Tarsila Nunes de Andrade Moreira (4.537Mb)
Date
2018-06-28
Author
Moreira, Tarsila Nunes de Andrade [UNIFESP]
Advisor
Lourenço, Érica Aparecida Garrutti de [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Language, interaction and culture : a look focusing bilingual preschool for deaf
Abstract
"Este estudo tem por objetivo compreender o processo de aquisição de linguagem por crianças surdas. Contando com uma fundamentação teórica sobre aquisição de linguagem e particularidades da educação de surdos, consiste numa pesquisa de campo, em que foi observada, à partir de um roteiro e por sete meses, em períodos específicos durante dois anos, a rotina de uma turma de Educação Infantil bilíngue - Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa - com crianças surdas, buscando indícios reais do que foi pesquisado na teoria. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo e integraram o corpo da pesquisa, bem como entrevistas, focando em questões pedagógicas e formação de professores, com os respectivos professores da turma, coordenadora e diretora da instituição. Como resultado, temos um entendimento mais aprofundado do desenvolvimento da linguagem e cognição em crianças surdas que tenham contato com a língua de sinais já nos primeiros anos de vida, buscando melhorias para propiciar um crescimento saudável, em termos de cognição, comunicação e identidade. Foi observado, e pesquisado em teoria, a importância de um ambiente bilíngue e culturalmente preparado, para desenvolvimento identitário, linguístico e cerebral. No caso dos surdos, a instituição escolar, como mostra a presente pesquisa, é o meio que proporcionará as vivências fundamentais para a construção identitária e cognitiva da criança."
Keywords
Aquisição de linguagem
Surdo
Educação infantil
Bilinguismo
URI
http://repositorio.unifesp.br/11600/45833
Collections
  • Pedagogia [263]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV