Saberes docentes de pós-graduandos em processo de formação na área da saúde.

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Data
2017
Autores
Carvalho, Gabrielle Passarini Mendes de
Orientadores
Ruiz-Moreno, Lidia
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
In the process of adequation to the current demands derived from the implementation of the SUS, the higher education in health still presents traditional characteristics, with emphasis on the technical rationality and the contents transmition. This model places the teacher as the center of the teaching-learning process and the students are the receivers of the information, with the prevailing of formation of specialized professionals with fragmented knowledge. However, the current health system demands professionals with integral vision to perform health care actions. With the introduction of policies to induce professionals in the area, higher education institutions (IES) are invited to reformulate their pedagogical projects and formation processes in order to answer to the social demands and needs. These movements require actions and studies related to teachers’ formation. The objective of the present work was to analyze the teacher knowledges built by post-graduate students in the health area in training proposals that use Teaching practice scenarios, offered by the Post Graduation programs: Teaching in Health Sciences (CEDESS/UNIFESP) and the Child and Adolescent Health Program (UFPE). In this qualitative research, data collect included the graduate students' productions at the initial and final moment of the subjects and interviews with the participants, using thematic analysis for data analysis. The results show that the profile of the participants is predominantly female, graduated in public institutions, the majority completed between 2004 and 2008. About 78% had already participated in teacher training experiences. At the beginning, the students expressed expectations related to the didactic-pedagogical dimension, the integral development of the teacher and cited the affective posture, scientific and didactic-pedagogical competences as characteristics of a good teacher. At the end of the courses, we identified the construction of teacher knowledge, which included planning, practice implementation, teaching staff, appropriation of teaching-learning strategies, and the development of interpersonal relationships. The experience was adequate for teacher education, considering the current context of public policies, promoting the application of the lessons learned in the professional practice.
No processo de adequação às atuais demandas derivadas da implantação do SUS, o ensino superior em saúde ainda apresenta características tradicionais, com ênfase na racionalidade técnica e na transmissão de conteúdos. Este modelo coloca o professor como centro do processo de ensino-aprendizagem e o estudante como receptor da informação, prevalecendo a especialização precoce de profissionais com conhecimentos fragmentados. Contudo, o atual sistema de saúde demanda profissionais com visão integral para realizar ações de cuidado na atenção à saúde. Com a implantação das políticas indutoras para a formação dos profissionais da área, as instituições de ensino superior (IES) são convidadas a reformular seus projetos pedagógicos e processos de formação adotados visando atender às demandas e necessidades sociais. Estes movimentos requerem ações e estudos relacionados à formação docente. Este trabalho objetivou analisar saberes docentes construídos por pós-graduandos da área da saúde em propostas de formação, que utilizam cenários de prática docente, oferecidas pelos programas de pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde (Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – Universidade Federal de São Paulo) e o Programa Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Federal de Pernambuco). Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, a coleta de dados incluiu as produções dos pós-graduandos no momento inicial e final das disciplinas e entrevistas aos participantes sendo utilizada a analise temática para o tratamento dos dados. Os resultados apontam que o perfil dos participantes é predominantemente do sexo feminino, graduados em IES públicas, sendo a maioria concluinte entre os anos de 2004 e 2008. Cerca de 78% havia participado previamente de experiências de formação docente. No momento inicial, os estudantes expressaram expectativas relacionadas ao domínio da dimensão didático-pedagógica, o desenvolvimento integral do docente e valorizaram as competências afetivas, científicas e didático-pedagógicas como características de um bom professor. Ao final das disciplinas, identificamos a construção de saberes docentes, que incluíram o planejamento, implementação da prática, trabalho em equipe docente, apropriação de estratégias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento da relação interpessoal.
Descrição
Citação
CARVALHO, Gabrielle Passarini Mendes de. Saberes docentes de pós-graduandos em processo de formação na área da saúde. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.
Palavras-chave