O significado da educação permanente a partir da óptica dos profissionais médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família/Casa de Saúde Santa Marcelina

Date
2004Author
Bizetto, Maria Sebastiana Felix [UNIFESP]
Advisor
Ioshida, Lúcia Christina [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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The meaning of permanent education from the perspective of the medical professionals and nurses of the Family Health Program / Casa de Saúde Santa MarcelinaAbstract
A Educação Permanente em Saúde é uma das ferramentas que o Ministério da Saúde recomenda para superação das dificuldades encontradas no processo de mudança decorrente da implementação da Reforma Sanitária brasileira. Este estudo visa conhecer e analisar a percepção dos profissionais médicos e enfermeiros, que participaram do Curso Momento II do PSF/CSSM no ano de 2004, em relação à Educação Permanente, com o objetivo de identificar contribuições para o aperfeiçoamento do Programa de Capacitação. Os resultados foram analisados levando em conta a pertinência e afinidade dos conteúdos, agrupando expressões e idéias, para serem trabalhados na perspectiva das recomendações do MS para o PSF e Educação Permanente em Saúde. Observamos que mesmo não sendo realizado no ambiente do trabalho dos participantes, o Curso Momento II cumpriu o objetivo de propiciar espaços para compartilhar experiências, repensar criticamente o cotidiano dos profissionais, constituindo-se em novas informações e promovendo mudanças nas práticas. Constatamos que o conceito que os participantes têm de Educação Permanente precisa ser aprimorado, assim como é necessário abrir novos espaços para avançarmos no entendimento do caminho a ser percorrido na construção da integralidade da assistência. Permanent Education in Health is one of the tools the Brazilian Ministry of Health recommends in order to overcome the difficulties in the process of changing behaviors in the Health Reform process. This study aims to know and analyse the perceptions of doctors and nurses, attending the course “Momento II” of the Family Health Program – Casa de Saúde Santa Marcelina, São Paulo, Brasil, 2004, about Permanent Education. The main goal of this research was to identify contributions to the improvement of Family Health training program. Results were analysed in a qualitative perspective, considering the importance and afinity of the contents, grouping ideas and phrases, according to the recommendations on Permanent Education, of the Ministry of Health to the Health Family Program. Evben though it was not performed in the working scenario, the course “Momento II” has achieved its goal by allowing the professionals a space to share their experiences, and reflect in a critical manner about their routines. The course propitiated the development of new information, and the opportunity to implement changes in practical actions in the Family Health Program. It was observed that the concepts about Permanent Education, among the health professionals, need some improvement, and new spaces and opportunities have to be created, in order to build a better and integral assistance to the public.