Boilesen, Hércules e Vlado: cinema e fragmentos de memória
Data
2013-06-14
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado intitulada BOILESEN, HÉRCULES e VLADO: cinema e fragmentos de memória, que utiliza como material privilegiado de pesquisa os filmes Cidadão Boilesen (direção de Chaim Litewski, 2009); Hércules 56 (direção de Sílvio Da-Rin, 2007); e Vlado: 30 anos depois (direção de João Batista de Andrade, 2006), com o objetivo de investigar como a construção narrativa de cada uma das obras enfoca a elaboração da memória do período da ditadura militar no Brasil. Procuramos trabalhar os vários elementos narrativos e estéticos presentes nas produções – como, por exemplo, enquadramentos, ritmo da narrativa, movimentos de câmera e a articulação entre imagem e sons (inclusive diálogos) – buscando assim destacar os aspectos sociológicos trazidos à tona pelos três filmes. Nesse sentido, o centro das análises gira em torno das proposições que buscam pensar a memória em cada filme, pois, em grande medida, os filmes tratam não apenas de um passado vivido, mas de fragmentos de memória que ganham força quanto mais o passado é revisitado pelo presente.
This dissertation shows the results of a master research named BOILESEN, HÉRCULES and VLADO: cinema and memory fragments, that uses as a main research material the movies: Cidadão Boilesen (directed by Chaim Litewski, 2009); Hércules 56 (directed by Sílvio Da-Rin, 2007); and Vlado: 30 anos depois (directed by João Batista de Andrade, 2006), seeking to find how the narrative construction of each movie focuses the memory making about the military dictatorship period. We aim to work the multiple narrative and aesthetic elements present in the productions, such as for example camera framing, narrative rhythms, camera movements, articulation between image and sound (including dialogues) – pursuing to highlight the sociological aspects risen by the three movies. In this sense, the heart of our analysis goes around the prepositions that aim to think the memory of each movie , as, by and large, relate not only to a lived past, but to memory fragments that are strengthened each time the past is revisited by the present.
Cette dissertation présente les résultats de mon recherche du master BOILESEN, HÉRCULES et VLADO: cinéma et fragments de mémoire ’ x privilégiés de recherche les films Cidadão Boilesen (dirigé par Chaim Litewski, 2009); Hércules 56 (dirigé par Sílvio Da-Rin, 2007); et Vlado: 30 anos depois (dirigé par João Batista de Andrade, 2006), afin d'étudier comment la construction narrative de chaque ’ boration de la mémoire sur la période de la dictature militaire au Brésil. On travaille ici les différents éléments narratifs et esthétiques dans les ouvres – par exemple, les cadres, le rythme de la narration, les mouvements de caméra et la relation entre l'image et les sons (y compris les dialogues) – cherchant ainsi à mettre en évidence les aspects sociologiques qui sont mis en lumière par les trois films. En ce sens, le centre de l'analyse tourne autour des propositions qui visent à penser la mémoire de chaque film parce que, en p p ’ p mémoire qui gagnent force le plus le passé est revisité par le présent.
This dissertation shows the results of a master research named BOILESEN, HÉRCULES and VLADO: cinema and memory fragments, that uses as a main research material the movies: Cidadão Boilesen (directed by Chaim Litewski, 2009); Hércules 56 (directed by Sílvio Da-Rin, 2007); and Vlado: 30 anos depois (directed by João Batista de Andrade, 2006), seeking to find how the narrative construction of each movie focuses the memory making about the military dictatorship period. We aim to work the multiple narrative and aesthetic elements present in the productions, such as for example camera framing, narrative rhythms, camera movements, articulation between image and sound (including dialogues) – pursuing to highlight the sociological aspects risen by the three movies. In this sense, the heart of our analysis goes around the prepositions that aim to think the memory of each movie , as, by and large, relate not only to a lived past, but to memory fragments that are strengthened each time the past is revisited by the present.
Cette dissertation présente les résultats de mon recherche du master BOILESEN, HÉRCULES et VLADO: cinéma et fragments de mémoire ’ x privilégiés de recherche les films Cidadão Boilesen (dirigé par Chaim Litewski, 2009); Hércules 56 (dirigé par Sílvio Da-Rin, 2007); et Vlado: 30 anos depois (dirigé par João Batista de Andrade, 2006), afin d'étudier comment la construction narrative de chaque ’ boration de la mémoire sur la période de la dictature militaire au Brésil. On travaille ici les différents éléments narratifs et esthétiques dans les ouvres – par exemple, les cadres, le rythme de la narration, les mouvements de caméra et la relation entre l'image et les sons (y compris les dialogues) – cherchant ainsi à mettre en évidence les aspects sociologiques qui sont mis en lumière par les trois films. En ce sens, le centre de l'analyse tourne autour des propositions qui visent à penser la mémoire de chaque film parce que, en p p ’ p mémoire qui gagnent force le plus le passé est revisité par le présent.
Descrição
Citação
PETERS, Gabriela. Boilesen, Hércules e Vlado: cinema e fragmentos de memória. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2012.