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dc.contributor.authorMartins, Juliana Schwambach
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Madalena Canina [UNIFESP]
dc.contributor.authorBlasi, Helena Ferro
dc.date.accessioned2015-06-14T13:38:17Z
dc.date.available2015-06-14T13:38:17Z
dc.date.issued2008-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000400016
dc.identifier.citationRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n. 4, p. 398-404, 2008.
dc.identifier.issn1516-8034
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4151
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the effectiveness of the use of computer science resources in the treatment of Central Auditory Processing Disorder, in order to adequate the altered auditory abilities. Two individuals with diagnosis of Central Auditory Processing Disorder, a boy and a girl, both with nine years old, participated on this study. The subjects were submitted to eight sessions of speech therapy using the software and, after this period, a reassessment of the central auditory processing abilities was carried out, in order to verify the development of the auditory abilities and the effectiveness of the auditory training. It was verified that, after this informal auditory training, the auditory abilities of temporal resolution, figure-ground for both verbal and nonverbal sounds, and temporal ordering for verbal and nonverbal sounds were adequate for both subjects. It was possible to conclude that the use of computers as therapeutical instruments is a stimulating resource that allows the development of altered auditory abilities in patients with Central Auditory Processing Disorder.en
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar a efetividade do uso de recursos de informática na terapia fonoaudiológica do Distúrbio do Processamento Auditivo Central para a adequação das habilidades auditivas alteradas. Participaram desta pesquisa dois indivíduos, com diagnóstico do Distúrbio do Processamento Auditivo Central, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, ambos com nove anos. Os pacientes foram submetidos a oito sessões de terapia fonoaudiológica com a utilização do software e, posteriormente, realizou-se uma re-avaliação do processamento auditivo central para verificar o desenvolvimento das habilidades auditivas e a efetividade do treinamento auditivo. Verificou-se que, após o treinamento auditivo informal, houve adequação das habilidades auditivas de resolução temporal, figura-fundo para sons não verbais e verbais, ordenação temporal para sons verbais e não-verbais para ambos os pacientes. Conclui-se que o computador como instrumento terapêutico é um recurso estimulador e que possibilita o desenvolvimento de habilidades auditivas alteradas em pacientes com Distúrbio do Processamento Auditivo Central.pt
dc.format.extent398-404
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectAuditory perceptionen
dc.subjectAcoustic stimulationen
dc.subjectAuditory perceptual disordersen
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectPercepção auditivapt
dc.subjectEstimulação acústicapt
dc.subjectTranstornos da percepção auditivapt
dc.subjectSoftwarept
dc.titleA utilização de um software infantil na terapia fonoaudiológica de Distúrbio do Processamento Auditivo Centralpt
dc.title.alternativeThe use of a children software in the treatment of Central Auditory Processing Disorderen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institutionFaculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Santa Catarina
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationFaculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
dc.description.affiliationUnifespUNIFESP
dc.identifier.fileS1516-80342008000400016.pdf
dc.identifier.scieloS1516-80342008000400016
dc.identifier.doi10.1590/S1516-80342008000400016
dc.description.sourceSciELO


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