Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016-03
Autores
Pereira, Teresa Avalos [UNIFESP]
Areco, Kelsy Catherina Nena [UNIFESP]
Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
Sigulem, Daniel [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores da Unifesp. Métodos: Estudo observacional descritivo do tipo transversal, baseado em amostra aleatória simples composta por 191 respondentes. Estudou-se a associação do número total de 27 TIC com as variáveis idade, sexo, titulação, lecionar em dois ou mais cursos e participação em curso preparatório para docência no ensino superior. Resultados: A idade média foi de 49 anos, 60,7% do sexo feminino, 72,8% em nível de doutorado e 33,0% lecionavam em dois ou mais cursos. Observou-se associação negativa entre quantidade de TIC e idade, e associação direta entre titulação e realização de curso para docência.Conclusão: A quantidade de instrumentos utilizados diminuiu 1,2 a cada dez anos, aumentou 1,8 com a participação do docente em curso preparatório e 1 a cada titulação obtida.
Objective: To investigate the use of Information and Communication Technologies (ICT) by UNIFESP professors. Methods: Descriptive cross-sectional observational study based on simple random sample of 191 respondents. We studied the association of a total of 27 ICT to the age, sex, academic qualification, status of teaching in two or more courses and involvement in preparatory course for teaching in higher education. Results: The mean age was 49 years, 60.7% female, 72.8% at the doctoral level and 33.0% teaching on two or more courses. We observed a negative association between the amount of ICT and age, and a direct association between academic qualification and having completed teacher training. Conclusion: The amount of instruments used fell by 1.2 every 10 years, and increased by 1.8 with the participation of professors in preparatory courses and by 1 for each academic title obtained.
Descrição
Citação
PEREIRA, Teresa Avalos et al . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 40, n. 1, p. 59-66, Mar. 2016 .
Coleções