• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Gestão e Informática em Saúde
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Gestão e Informática em Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do ensino superior da área da saúde na Universidade Federal de São Paulo

Thumbnail
View/Open
Publico-41263.pdf (2.874Mb)
Date
2013-12-09
Author
Pereira, Teresa Avalos [UNIFESP]
Advisor
Sigulem, Daniel [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
The use of Information and Communication Technologies (ICT) by higher education teachers of health area at the Universidade Federal de São Paulo
Abstract
Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Ensino Superior da UNIFESP, do Campus São Paulo, Vila Clementino, em suas práticas acadêmicas na área da Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo Observacional Descritivo do tipo Transversal, baseado em amostra aleatória simples composta de 191 respondentes, retirada de uma população de 1.510 professores. O instrumento de coleta de dados para este estudo foi um questionário em duas partes, com questões fechadas, de acordo com uma abordagem quantitativa. A primeira contêm as variáveis: idade, sexo, categoria profissional, formação, titulação, cursos em que leciona, tempo de exercício docente e participação em curso preparatório para docência no ensino superior. A segunda parte contempla perguntas sobre uso e intensidade de uso de 27 TIC e seis assertivas sobre a opinião dos professores quanto à importância no uso das TIC. Estudou-se a associação do número total de TIC com as variáveis: idade, sexo, titulação, quantidade de cursos em que leciona e participação em curso preparatório para docência no ensino superior através de análise bivariada e multivariada. Estudou-se também o perfil de uso das TIC agrupadas em seis grupos em relação ao sexo e idade. A análise da opinião dos professores quanto à importância do uso das TIC foi resumida em frequências absolutas e relativas. Assumiu-se um nível de significância de 0,05 para os estudos de associação entre variáveis. Resultados: A idade média dos professores respondentes foi de 49±10, sendo 60,7% do sexo feminino; 72,8% são doutores e 33,0% lecionam em dois cursos ou mais. Na análise multivariada, verificou-se associação negativa da quantidade de TIC com a idade, associação direta com a titulação e com a participação em curso preparatório para o exercício da docência. As variáveis sexo e quantidade de cursos nos quais atuam não estão associadas à quantidade de TIC. Conclusões: A quantidade de ferramentas de TIC utilizadas diminui 1,2 a cada dez anos, aumenta 1,8 com a participação do docente em curso preparatório para a docência no ensino superior e aumenta 1 (uma) a cada titulação obtida.
 
Objective: This study aims to verify the use of Information and Communication Technologies (ICT) by Higher Education teachers of Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus São Paulo, Vila Clementino, in their academic practices in the area of Health. Methods: This is a descriptive observational study of Cross-Sectional type, based on simple random sample consisting of 191 respondents, taken from a population of 1,510 teachers. The instrument for data collection was a questionnaire in two parts, with closed questions, according to a quantitative approach. The first contains the variables: age, gender, professional category, training, titration, courses that they teach, exercise time and participation in teacher preparation course to teach in higher education. The second part includes questions about use and intensity of the 27 ICT use, and six statements about teachers' opinions regarding the importance in the use of ICT. We studied the association between the total number of ICT to the age, sex, degree, amount of courses that teaches and participation in preparatory course for teaching in higher education through bivariate and multivariate analysis. It was also studied the profile of ICT use grouped into six groups according to gender and age. The analysis of teachers' opinion on the importance of ICT use was summarized by absolute and relative frequencies. It assumed a significance level of 0.05 for studies of association between variables. Results: The median age of the respondent teachers was 49 ± 10, 60.7% female, 72.8% and 33.0% are doctors and teach in two or more courses. In multivariate analysis, there was a negative association of the amount of ICT with age, direct association with the titration and participation in a preparatory course for the teaching profession. The gender and number of courses in which they act are not associated with the amount of ICT. Conclusions: The amount of ICT tools used decreases 1.2 per decade, increases 1.8 with the participation of teachers in preparatory course for teaching in higher education and increases by 1 every academic level.
 
Citation
PEREIRA, Teresa Avalos. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do ensino superior da área da saúde na 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013. xx, 119 f.
Keywords
Tecnologia Educacional
Educação Superior
Ciência da Informação
Tecnologia da Informação
Docentes
Educational Technology
Education, Higher
Science Information
Information Technology
Faculty
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41263
Collections
  • PPG - Gestão e Informática em Saúde [115]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV