• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Filosofia
  • Ver ítem
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Filosofia
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Viagem Inacabada : Goethe e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister

Thumbnail
Abrir fichero
Publico-39338.pdf (1.299Mb)
Fecha
2012-11
Autor
Machado, Vinicius Gomes [UNIFESP]
Tutor
Matos, Olgária Chain Féres [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura crítico-filosófica da obra Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe. Apresenta o debate estético-teatral em torno da criação de uma identidade nacional contra a influência da cultura francesa e a recepção da obra de Shakespeare como modelo a ser seguido pelos artistas alemães. Na obra de Goethe está a questão central da formação e da vocação do ator-protagonista Wilhelm Meister que abandona o lar burguês para realizar uma viagem iniciática em busca de autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento. Neste contexto, são abordados conceitos como Bildung, Aufklärung, autonomia, heteronomia e educação enquanto conceitos interpretativos.
 
The work presents a critical-philosophical reading of the work The Years of Learning Wilhelm Meister of Goethe. Presents a discussion theatrical-aesthetic around the creation of a national identity against the influence of French culture and the reception of Shakespeare's work as a model to be followed by German artists. In the work of Goethe's is the central question about the formation and vocation of the actorprotagonist Wilhelm Meister leaving the bourgeois home to conduct an initiation journey in search of self-knowledge and self-improvement. In this context, concepts are addressed as Bildung, Enlightment, autonomy, heteronomy and education as compreentions concepts.
 
Cita
MACHADO, Vinicius Gomes. Viagem Inacabada: Goethe e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.
Palabras clave
Goethe
Teatro alemão
Recepção de Shakespeare
Vocação artística
Educação
Goethe
German theater
Shakespeare’s reception
Artistry
Education
Responsável
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39338
Colecciones
  • PPG - Filosofia [221]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo repositorioComunidades & coleccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envíoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envío

Mi cuenta

Acceder

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV