O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche

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dc.contributor.advisor Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]
dc.contributor.author Oliveira, Sidnei de [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2016-06-28T12:26:38Z
dc.date.available 2016-06-28T12:26:38Z
dc.date.issued 2013-03-25
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Sidnei de. O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39333
dc.description.abstract Esta Dissertação tem como objetivo mostrar a recepção do Beethoven de Wagner na obra de Nietzsche, mais precisamente em seu livro O Nascimento da Tragédia. Wagner tenta explicar aos alemães as razões de Beethoven figurar no mesmo patamar de Goethe e Schiller, Wagner utiliza-se de uma exposição do homem e do gênio Beethoven para chegar a esta conclusão. A partir de uma breve análise da Nona Sinfonia podemos perceber porque esta obra foi tão importante para Wagner dar sequência em seu drama musical, e justamente nesta junção que houve da palavra com a música na composição de Beethoven é que Nietzsche vê a importância destes dois compositores alemães, utilizando-os para sua primeira obra. Em resumo, mostraremos a apropriação que Nietzsche realiza não apenas do texto Beethoven, mas de Wagner e de Schopenhauer para explicar a questão musical no Nascimento da Tragédia. pt
dc.description.abstract This dissertation aims to show the reception of Wagner’s Beethoven in the work of Nietzsche, more precisely in his book The Birth of Tragedy. Wagner tries to explain the reasons for the Germans Beethoven appear at the same level of Goethe and Schiller, Wagner uses an exposure of Beethoven as a man and as a genius to reach this conclusion. From a brief analysis of Beethoven’s Ninth Symphony we can see why this work was so important for Wagner to give sequence to his musical drama, and precisely at this juncture between word and music in Beethoven’s composition Nietzsche sees the importance of these two German composers, using them for his first work. In summary, we will show the appropriation that Nietzsche performs not only of Beethoven, but of Wagner and Schopenhauer to explain the musical issue in The Birth of Tragedy. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt
dc.format.extent 122 f.
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Nona Sinfonia pt
dc.subject Drama pt
dc.subject Melodia pt
dc.subject Palavra pt
dc.subject Tragédia pt
dc.subject Ninth Symphony en
dc.subject Drama en
dc.subject Melody en
dc.subject Word en
dc.subject Tragedy en
dc.title O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche pt
dc.title.alternative The Beethoven of Wagner in The Birth of Tragedy Nietzsche en
dc.type Dissertação de mestrado pt
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file Publico-39333.pdf
unifesp.campus Guarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt
unifesp.graduateProgram Filosofia - Guarulhos pt
unifesp.knowledgeArea Filosofia pt



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Name: Publico-39333.pdf
Size: 3.146Mb
Format: PDF
Description:
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