A crítica das representações e a sintaxe de Foucault: subjetividade e literatura em "As Palavras e as Coisas"

Imagem de Miniatura
Data
2014-05
Autores
Ferraz, Adriano Henrique de Souza [UNIFESP]
Orientadores
Fornazari, Sandro Kobol [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Segundo nossa hipótese, a literatura não é um conceito marginal no pensamento de Foucault. Há uma relação muito estreita entre a literatura e a ordem dos saberes no pensamento arqueológico. Mesmo quando os saberes modernos se voltam para o homem e o encerram no problema da finitude, a linguagem literária se apresenta como resistência e superação do paradigma antropológico legado por Kant que, com a instauração da subjetividade transcendental, enclausura, segundo Foucault, os saberes modernos na problemática da finitude do ser humano. O que se coloca em questão é a instituição da ordem dos saberes e os limites do conhecimento, bem como a própria constituição do sujeito segundo tais saberes que operam o processo de subjetivação/objetivação do indivíduo. A literatura, sob este prisma, seria capaz não apenas de contestar os saberes clássicos e modernos que buscam se consolidar, mas de possuir um poder de transgressão e resistência maior do que se fez por meio da filosofia, tanto pelo dogmatismo clássico como pela crítica moderna. O objetivo desta pesquisa consiste em proceder à leitura detida de As palavras e as coisas, atentando aos movimentos de seu pensamento com vistas ao entendimento da elaboração dos dois conceitos de subjetividade e de literatura, esclarecendo a correlação existente entre eles.
Selon notre hypothèse, la littérature n'est pas un concept marginal dans la pensée de Foucault. Il existe une relation très étroite entre la littérature et l'ordre de la connaissance dans la pensée archéologique. Même lorsque les savoirs modernes se tournent vers l'homme et enferment le problème de la finitude, la language littéraire elle-même que la résistance et la résilience de paradigme anthropologique légué par Kant que l'introduction de la subjectivité transcendantale, cloisters, selon Foucault, la connaissance moderne dans le problème de la finitude humaine. Ce qui met en question est l'institution de l'ordre de la connaissance et les limites de la connaissance, ainsi que la constitution de l'objet en vertu de cette connaissance qui le processus de la subjectivité/objectivité de l'individu. La littérature dans ce contexte, serait en mesure de contester non seulement les connaissances classiques et les modernes qui cherchent à consolider, mais de posséder un pouvoir de transgression et de résistance supérieure à celle qui a été fait par le biais de la philosophie, à la fois par la dogmatisme classique que par la critique moderne. L'objectif de cette recherche est de procéder à une lecture attentive de Les mots et les choses, de prêter attention aux mouvements de sa pensée vers la compréhension de l'évolution des deux concepts de la subjectivité et de la littérature, ce qui explique la corrélation entre les deux.
Descrição
Citação
FERRAZ, Adriano Henrique de Souza. A crítica das representações e a sintaxe de Foucault: subjetividade e literatura em "As Palavras e as Coisas". 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Coleções