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Body Shape Questionnaire, Escala de Auto-Estima Rosenberg/UNIFESP-EPM e Short-Form 36 após abdominoplastia

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Publico-39194.pdf (5.317Mb)
Date
2007
Author
Rocha, Maria José Azevedo de Brito [UNIFESP]
Advisor
Nahas, Fabio Xerfan [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
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Alternative Title
Body Shape Questionnaire, Rosenberg Self Esteem Scale and Short-Form36 after abdominoplasty
Abstract
INTRODUÇÃO: A abdominoplastia visa a restaurar o contorno do abdome. O objetivo deste estudo é avaliar a imagem corporal, auto-estima e qualidade de vida em pacientes submetidas à abdominoplastia. MÉTODOS: Distribuiu-se 40 pacientes do gênero feminino, entre 25-60 anos de idade, IMC entre 19-30kg/m2, com deformidade abdominal tipos III e A pela classificação de NAHAS, em dois grupos: Grupo Estudo com 25 pacientes submetidas a abdominoplastia e Grupo Controle com 15 pacientes sem intervenção cirúrgica. Três questionários foram aplicados: BSQ, Escala de Auto Estima ROSENBERG/UNIFESP-EPM, SF-36 no pré e pós-operatório de um e seis meses no Grupo Estudo, no pré-operatório e após seis meses no Grupo Controle. RESULTADOS: Trinta e nove pacientes terminaram o estudo. No Grupo Estudo (24 pacientes), a abdominoplastia provocou impacto positivo no primeiro mês pósoperatório, mantendo-se no sexto mês. Houve diferença estatisticamente significante em valores totais e nas subescalas (BSQ), na auto-estima (ROSENBERG/ UNIFESPEPM) e no domínio saúde mental (SF-36). Nos domínios aspectos físicos, emocionais e vitalidade (SF-36), houve diferença estatisticamente significante apenas no pósoperatório de um mês. As demais dimensões não apresentaram diferença estatisticamente significante. No Grupo Controle, a diferença não foi estatisticamente significante em todos os domínios do BSQ, na auto-estima (ROSENBERG/UNIFESPEPM) e domínios do SF-36, com exceção do domínio vitalidade. Quando comparados os dois grupos aos seis meses, os valores não apresentaram diferença estatisticamente significante em nenhum dos domínios, com exceção da subescala percepção comparativa da imagem corporal (BSQ). CONCLUSÃO: A abdominoplastia promoveu melhora da imagem corporal, auto-estima e saúde mental.
 
INTRODUCTION: The purpose of abdominoplasty is to restore the contour of the abdomen. The aim of this study is to evaluate the body image, self-esteem and quality of life in patients who were undergone abdominoplasty. METHODS: Forty female, aged between 25 and 60, BMI between 19 and 30kg/m2, with abdominal deformities types III and A as classified by NAHAS were divided into two groups: Study Group with 25 patients who were undergone abdominoplasty, and Control Group with 15 patients, without surgical intervention. Three questionnaires were applied: the BSQ, Self-esteem Scale ROSENBERG/UNIFESP-EPM, and SF-36 during the pre and postoperative period from one to six months (Study Group); and in the preoperative and after six months (Control Group). RESULTS: The study was completed with 39 patients. In the Study Group (24 patients), abdominoplasty had a positive impact in the first post-operative month, and at the sixth postoperative month. There was statistically significant difference in the total values and in the subscales (BSQ), in the self-esteem (ROSENBERG/UNIFESP-EPM) and in the mental health aspect domains (SF-36). Physical, emotional roles and vitality domains (SF-36) showed statistically significant difference only in the first postoperative month. All other dimensions showed no statistically significant differences. The Control Group did not show statistical significance in all the BSQ, self-esteem (ROSENBERG/UNIFESP-EPM), and SF-36 domains, except in the vitality domain. There was no statistically significant difference in any of the domains, when both groups were compared after the period of six months, except for the comparative perception of the body image subscale (BSQ). CONCLUSION: Abdominoplasty improved body image, self-esteem and mental health.
 
Citation
ROCHA, Maria José Azevedo de Brito. Body Shape Questionnaire, Escala de Auto-Estima Rosenberg/UNIFESP-EPM e Short-Form 36 após abdominoplastia. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.
Keywords
Cirurgia plástica
Parede abdominal
Autoimagem
Imagem corporal
Qualidade de vida
Plastic surgery
Abdominal wall
Self concept
Body image
Quality of life
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39194
Collections
  • PPG - Cirurgia Translacional [586]

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