Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos

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Date
2016-02-07Author
Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]
Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]
Type
Recurso educacionalMetadata
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Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos processos educativos.
Este módulo foi estruturado a partir de temas geradores, reconhecidos nos diálogos de educadores que apresentam o desafio de vivenciarem experiências pedagógicas que materializem o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNEHD III) - incorporação dos direitos humanos aos conteúdos, metodologias, formas de avaliação e nas relações entre os sujeitos do processo educativo.
Temas Geradores:
- Por que e para que formar em Direitos Humanos na sociedade brasileira.
- Educação para o respeito à diversidade e combate às opressões.
- Papel da escola na construção de uma cultura em Direitos Humanos.
A partir dos temas geradores, o conteúdo foi organizado em dois blocos temáticos com unidades específicas, conforme segue:
Bloco 1 - Direitos Humanos: sociedade e cultura
• Unidade 1 – Cultura e Direitos Humanos: tomada de posição frente aos projetos societários em disputa
• Unidade 2 – Mas afinal, para que e por que educar para a defesa de uma cultura de direitos humanos?
• Unidade 3 – Educação em direitos humanos na sociedade brasileira
Bloco 2 - Direitos Humanos: resistência e combate às opressões
• Unidade 4 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - Raça e etnia
• Unidade 5 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - o direito à igualdade de gênero e à diferença das mulheres/ respeito à orientação sexual e suas diversidades
• Unidade 6 – Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis de serem trilhados
Tanto a forma como os conteúdos foram desenvolvidos com o propósito de estabelecer um diálogo reflexivo com você educador, que é sujeito da práxis (movimento de ação-reflexão-ação) pedagógica. Portanto, partimos de expressões da nossa realidade cotidiana para problematizarmos concepções e posturas, como também reafirmarmos referenciais teóricos e buscarmos aprendizados que possam nos colocar mais próximos da experiência da cultura de direitos humanos na escola e na sociedade brasileira em geral.