Análise da assimetria funcional hemisférica de crianças com epilepsia parcial e QI normal pelo desempenho nos subtestes do WISC

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Data
1991-12-01
Autores
Muszkat, Mauro [UNIFESP]
Vincenzo, Neyde Santacchi De [UNIFESP]
Masuko, Alice [UNIFESP]
Reami, Denilce O. [UNIFESP]
Campos, Carlos J. Reis De [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
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Resumo
We studied 87 normal IQ children, 26 partial epileptic (epileptic group) and 61 non-epileptic children (control group) with mean age of 9 years in relation to cognitive performance in Wechsler Infant Scale for Children (WISC) battery. The epileptic group showed lower score in IQ performance and in three verbal subtests (Information, Digit span, Arithmetic) and three performance subtests (Block Design, Object Assembly and Coding). Patients with right hemisphere EEG focus showed low score in subtests related to spatial ability and non-verbal attention, whereas patients with left hemisphere EEG focus showed low score only in Digit span subtest (related to immediate memory and verbal attention). The authors suggest that cognitive deficits in partial non-lesional epileptic children is related to the side of EEG interictal abnormalities, even in children with normal IQ.
Foram avaliadas 26 crianças, sem deficiência mental, com média de idade de 9±2 anos, com epilepsia parcial sem lesão cerebral evidenciável à TCC e com atividade paroxistica no EEG intercrítico localizada apenas em um hemisfério cerebral. Essas crianças foram submetidas à Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC) e à análise dos vários subtestes verbais e execução em relação à localização hemisférica da descarga no EEG. Os dados foram comparados ao desempenho no WISC de um grupo de 61 crianças sem epilepsia na mesma faixa etária (Grupo Controle). As crianças epilépticas apresentaram desempenho inferior no QI execução, em três subtestes verbais (Informação, Dígitos e Aritmética) e em três subtestes execução (Cubos, Armar Objetos e Código). Os pacientes com foco eletrencefalográfico no hemisfério direito apresentaram desempenho inferior ao Grupo Controle nos subtestes relacionados à habilidade espacial e atenção não-verbal (Cubos, Armar Objetos e Código), enquanto as crianças com foco no hemisfério esquerdo apresentaram desempenho inferior apenas no subteste de Dígitos (relacionado à memória imediata e atenção verbal). Os autores sugerem que a localização hemisférica do foco no EEG intercrítico tem relação com o tipo de déficit cognitivo associado à epilepsia parcial não-lesional, mesmo em crianças com QI normal.
Descrição
Citação
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 49, n. 4, p. 392-398, 1991.
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