Laser de baixa intensidade na neoformação óssea da sutura palatina mediana após expansão rápida assistida cirurgicamente

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Autores
Angeletti, Pierangelo [UNIFESP]
Orientadores
Pereira, Max Domingues [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
INTRODUÇÃO: A expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente e 0 tratamento de escolha para a correção da deficiência transversal da maxila em pacientes adultos. Raros são os estudos de evidência quantitativa do efeito bioestimulante da radiação laser de baixa intensidade por meio da densidade óptica na sutura palatina mediana. OBJETIVO: Avaliar 0 efeito do laser de baixa intensidade na neoformação óssea da porção anterior da sutura palatina mediana, após expansão rápida assistida cirurgicamente. MÉTODOS: Treze pacientes adultos, masculinos e femininos, com idade entre 18 e 33 anos com deficiência transversal da maxila ≥7,0mm, foram submetidos à osteotomia maxilar Lefort I subtotal com liberação da sutura pterigomaxilar. Formaram-se dois grupos: controle (GC) com seis pacientes sem aplicação de laser; e laser (GL) com sete pacientes que receberam laser de Arsenieto-Gálio-Alumínio de l00mW, λ=830nm (infravermelho) sobre três pontos da região anterior da sutura palatina mediana, com E=8,4J, fluência de 140J/cm2 e dose total de E=25,2J e DE=420J/cm2 por sessão. Aplicou-se 0 laser 24 horas após a operação e a cada 48 horas, totalizando oito sessões. Foram obtidas, de cada paciente, radiografias no pré-operatório, 1, 2, 3, 4 e 7 meses do pós-operatório. Foram avaliadas 78 radiografias digitais. Uma área em forma de trapézio, com altura de 15 mm entre as raízes dos incisivos centrais, foi demarcada, em cada imagem radiográfica, para obtenção da densidade óptica. RESULTADOS: As densidades ópticas entre os dois grupos mostraram-se significativamente maior no grupo laser, com 26,3 por cento de neoformação óssea, com variabilidade individual e sem equiparação dos valores do pré-operatório com 0 período final do estudo. CONCLUSAO: o laser de baixa intensidade acelera a neoformação óssea da porção anterior da sutura palatina mediana, após expansão rápida assistida cirurgicamente, porem sem atingir os valores do pré-operatório, no período de sete meses pós-expansão.
Descrição
Citação
ANGELETTI, Pierangelo. Laser de baixa intensidade na neoformação óssea da sutura palatina mediana após expansão rápida assistida cirurgicamente. 2009. 119 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2009.