Comparação de três métodos de avaliação da mastigação em crianças e adolescentes respiradores orais

Date
2008Author
Hitos, Silvia Fernandes [UNIFESP]
Advisor
Solé, Dirceu [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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Comparision of three methods of evaluation of mastication in oral breathersAbstract
Objetivo: Verificar a eficiência da avaliação da mastigação por filmagem a partir de três métodos e estabelecer o modo mastigatório prevalente em crianças e adolescentes respiradores orais. Método: Três fonoaudiólogas analisaram 56 filmagens realizadas em 36 pacientes respiradores orais, com idades entre 7 e 14 anos e com alteração de oclusão. Três métodos de avaliação de mastigação, por filmagem, foram comparados: análise de filmagem em velocidade normal, realizada por duas avaliadoras experientes; análise de filmagem quadro-a-quadro, com velocidade de execução reduzida a 0,1 s, realizada pela pesquisadora e, análise de filmagem com velocidade reduzida associada ao registro dos ciclos mastigatórios, em plano frontal, por computação gráfica, sem e com 0 usa de etiqueta sobre 0 mento. Resultados: Considerando 0 nível de significância de 0,05 (5%) e 95% de confiabilidade estatística, observou-se, na análise da filmagem em velocidade normal sem etiqueta, concordância entre as fonoaudiólogas (fono 1 e fono 2) de 89,8% e na com etiqueta 79,8%. Na comparação dos achados, entre a pesquisadora (análise quadro a quadro) e as fonoaudiólogas (análise em velocidade normal), na filmagem sem etiqueta, verificou-se concordância de 89,8% e 100%. Na filmagem com etiqueta as concordâncias observadas foram de 70% e 90% e embora estatisticamente significantes mostraram¬-se menos concordantes do que nos achados em filmagem sem etiqueta. Compararam-¬se simultaneamente os dados emitidos pelas três avaliadoras, a partir dos dois métodos nas filmagens sem etiqueta, obteve-se concordância de 93,1%. Na análise com etiqueta a concordância foi 79,9%. Todas as concordâncias apuradas, embora estatisticamente significantes, mostraram-se superiores quando as análises foram realizadas em filmes sem 0 usa da etiqueta. Ao comparar os dados informados pelas três avaliadoras com os obtidos na análise das filmagens com redução de velocidade e com registro dos ciclos mastigatórios por computação gráfica, a concordância foi maior quando as avaliações foram feitas em filmes com etiqueta. 0 modo mastigatório prevalente foi 0 bilateral altemado que foi observado em 64,7% da população estudada. Conclusões: Considerando 0 lado mastigatório, 0 alto nível de concordância entre as profissionais permite dizer que a filmagem mostrou-se um método adequado para a avaliação da mastigação de respiradores orais. A análise dos filmes com redução de velocidade e com usa de etiqueta sobre 0 mento, permite a obtenção de resultados semelhantes aos da análise com redução de velocidade associada ao registro de ciclos por computação gráfica. Sendo assim, o uso de filmagem para avaliação da mastigação em crianças e adolescentes respiradores orais mostrou-se um método adequado, que se torna mais eficiente, quando realizado com etiqueta presa ao mento, com velocidade reduzida a 0,1 segundo e com parâmetros bem estabelecidos pois, apesar da subjetividade, permitiu ótima concordância entre as avaliadoras e pesquisadora na determinação do lado do alimento na cavidade oral durante a função mastigatória dos respiradores orais..
Citation
São Paulo: [s.n.], 2008. 79 p.Keywords
MastigaçãoGravação em vídeo
Respiração bucal/classificação
Processamento de imagem assistida por computador
Estudos de validação