Sindrome de Moëbius: reações emocionais em crianças, nas dimensões prazer e alerta do International Affective Picture System (IAPS)

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Data
2007
Autores
Gemignani, Elizabeth Yu Me Yut [UNIFESP]
Orientadores
Guedes, Zelita Caldeira Ferreira [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Objetivo: Verificar as respostas emocionais subjetivas, nas dimensões prazer e alerta, em crianças com síndrome de Möebius. Método: Participaram deste estudo, 145 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 12 anos. Todas foram submetidas a um procedimento de avaliação das reações emocionais, nas dimensões prazer e alerta, através da exposição a um conjunto de figuras de conteúdo emocional do International Affective Picture System (IAPS), cujas respostas foram registradas através do Self-Assessment Manikin (SAM), uma escala de respostas emocionais, na versão lápis-e-papel. Esta pesquisa foi dividida em dois estudos: no Estudo 1, a amostra foi constituída por 141 crianças normais, sem comprometimentos orgânicos e mentais, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 12 anos, da 4ª série do ensino fundamental, do período da manhã, da rede municipal de ensino da cidade de Mairiporã, São Paulo, Brasil, para se obter as normas de padronização e a validação do IAPS para a população brasileira e compará-las com a amostra norte-americana. No Estudo 2, foram avaliadas 4 crianças com síndrome de Möebius, do Ambulatório dos Distúrbios da Comunicação Humana, do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, utilizando o mesmo procedimento do Estudo 1 para compará-las com as padronizações das amostras brasileiras e norte-americanas. Resultados: No Estudo 1, os resultados obtidos na amostra brasileira, na dimensão prazer e alerta, distribuídas no espaço afetivo, foram analisados estatisticamente através da Correlação de Pearson, demonstrando altas correlações positivas e negativas. Em relação à comparação entre os gêneros, na dimensão prazer e alerta, o total das médias e os desvios-padrão para cada grupo (meninos e meninas), demonstrou que não foi evidenciada diferença estatisticamente significante. No que se refere à análise comparativa entre a amostra brasileira e a norte-americana, houve correlação significante e linearmente positiva e negativa para o total de crianças, tanto na dimensão prazer quanto na dimensão alerta. Na comparação entre o total das médias e dos desvios-padrão das respostas do IAPS obtidas nas amostras brasileira e norte-americana, nas dimensões prazer e alerta, não evidenciaram diferença estatisticamente significante entre elas. No Estudo 2, a análise comparativa dos resultados entre a amostra das crianças com síndrome de Möebius com as crianças normais brasileiras e norte-americanas não demonstrou diferença estatisticamente significante, na dimensão prazer e alerta, pois foram semelhantes aos encontrados nas padronizações norte-americana e brasileira. Conclusões: Os padrões normativos brasileiros para crianças com idade entre 10 e 12 anos, de ambos os sexos, são similares aos padrões normativos norte-americanos, nas dimensões prazer e alerta. No estudo comparativo entre gêneros, revelou que as meninas são tão emotivas quanto os meninos, pois expressaram os seus sentimentos e emoções com o mesmo padrão, demonstrando correlações altamente positivas e negativas, nas dimensões prazer e alerta. As crianças com síndrome de Möebius demonstraram reagir subjetivamente aos estímulos visuais com conteúdo emocional do IAPS considerados agradáveis, neutros ou desagradáveis, semelhantes aos padrões normativos brasileiros e norte-americanos, nas dimensões prazer e alerta. E, mesmo não podendo sorrir e expressar emoções faciais, elas puderam demonstrar sentimentos de alegria, felicidade, excitação, raiva, tristeza, medo, calma, ou surpresa, através do SAM. O IAPS mostrou ser um instrumento eficiente na indução de reações emocionais, nas dimensões prazer e alerta, adequado para ser usado no Brasil em crianças com idade entre 10 e 12 anos, de ambos o gênero, uma vez que as fotografias retratavam situações ou fatos do cotidiano..
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2007. 95 p.