Disposição e alternativas ao dirigir alcoolizado entre jovens paulistanos

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dc.contributor.author Pinsky, Ilana [UNIFESP]
dc.contributor.author Labouvie, Erich [UNIFESP]
dc.contributor.author Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:31:22Z
dc.date.available 2015-06-14T13:31:22Z
dc.date.issued 2004-12-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462004000400006
dc.identifier.citation Revista Brasileira de Psiquiatria. Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, v. 26, n. 4, p. 234-241, 2004.
dc.identifier.issn 1516-4446
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2334
dc.description.abstract The new Brazilian Traffic Code considers drinking and driving as a traffic crime. A health behavior model suggests that much of the young people's risky behavior is not planned and that questions measuring the willingness to drink and drive are useful. In face of the importance of drinking and driving as a national health problem, the objective of the present study was to analyze the behavior willingness among youngsters about to receive their driver's licenses. METHODS: The study was carried out at the São Paulo Department of Traffic (DETRAN-SP) in 1998. Data were obtained from a sample of 2,166 youths, 18 to 25 years old, who took the written drivers' license examination. Data about, among other things, alcohol consumption, willingness and alternatives to drinking and driving in the following year was examined. RESULTS: In general, individuals displayed willingness to both the risky behavior (drunk driving) and to the safe behavior (alternatives as taking a cab or getting a ride). Regression analyzes were done by dividing the sample in three groups. Several significant differences were found between the groups, suggesting that the attitudes and behaviors went on a direction from safer to riskier from groups 1 to 3. CONCLUSION: Findings suggest that prevention efforts preseting a spectrum of alternatives to drunk driving and the enforcement of drink and driving laws would be two useful addenda to the more severe laws created in the 1998 Traffic Code. en
dc.description.abstract No novo código de trânsito brasileiro, a infração de dirigir sob efeito do álcool passou a ser considerada um crime de trânsito. Um modelo do comportamento de saúde dos jovens sugere que muito do seu comportamento arriscado não é planejado e que questões que examinam a disposição de dirigir alcoolizado são úteis em pesquisas sobre o assunto. Pela importância da questão do dirigir alcoolizado como assunto na saúde pública nacional, esse estudo utilizou-se do modelo de protótipo/disposição para analisar esse comportamento em jovens prestes a obter carteiras de habilitação em São Paulo. MÉTODOS: O estudo foi realizado no DETRAN-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), em 1998, entre 2.166 jovens de 18 a 25 anos de idade. Examinou-se desde medidas de consumo de bebidas alcoólicas a disposição e alternativas ao dirigir alcoolizado no ano seguinte. RESULTADOS: A maioria dos sujeitos admitia disposição tanto para o comportamento de risco (dirigir alcoolizado) quanto para o comportamento seguro (alternativas como pegar taxi e pedir carona). Foram efetuadas análises de regressão linear com a divisão da amostra em três grupos. De maneira geral, as várias diferenças com significado estatístico encontradas sugeriam que as atitudes e comportamentos seguem uma trajetória crescente de mais seguros a mais arriscados do grupo 1 ao grupo 3. CONCLUSÃO: Os achados sugerem, entre outras coisas, que campanhas de prevenção apresentando uma variedade de alternativas ao dirigir alcoolizado e o aumento da fiscalização desse comportamento seriam dois adendos básicos para a eficácia das leis mais severas do código de trânsito de 1998. pt
dc.format.extent 234-241
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP
dc.relation.ispartof Revista Brasileira de Psiquiatria
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Alcohol consumption en
dc.subject Accidents en
dc.subject traffic en
dc.subject Automobile driving en
dc.subject Social problems en
dc.subject Consumo de bebidas alcoólicas pt
dc.subject Acidentes de trânsito pt
dc.subject Condução de veículo pt
dc.subject Problemas sociais pt
dc.title Disposição e alternativas ao dirigir alcoolizado entre jovens paulistanos pt
dc.title.alternative Willingness and alternatives to drunk driving among young people from São Paulo city, Brazil en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Rutgers University Center of Alcohol Studies
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Psiquiatria
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas
dc.description.affiliation Rutgers University Center of Alcohol Studies
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Psiquiatria
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas
dc.identifier.file S1516-44462004000400006.pdf
dc.identifier.scielo S1516-44462004000400006
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-44462004000400006
dc.description.source SciELO



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Name: S1516-44462004000400006.pdf
Size: 127.8Kb
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