Inclusão escolar de alunos com doenças crônicas não transmissíveis: um estudo sobre as representações sociais do professor

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Data
2012
Autores
Albertoni, Lea Chuster [UNIFESP]
Orientadores
Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
OBJETIVO: Este estudo objetiva analisar as concepcoes de professores e gestores da rede de ensino publico e regular sobre a inclusao escolar de alunos em situacao de Doencas Cronicas Nao Transmissiveis. Para tanto, a teoria das Representacoes Sociais foi o plano sobre o qual se observou o grau de compartilhamento e a distribuicao de opinioes acerca da doenca e da cronicidade, assim como do direito a educacao frente aos aspectos administrativos e regimentais da rotina escolar. METODO: O metodo utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo tendo como tecnica complementar o Grupo Focal. Participaram do estudo 51 professores e gestores do Ensino Fundamental I da rede publica estadual, com vinculado em oito escolas pertencentes a mesma Diretoria de Ensino. A cada um dos participantes foi apresentada uma serie de cinco situacoes-problema referentes aos principais temas pesquisados. RESULTADOS: Os resultados colhidos atraves dos depoimentos e analisados segundo os operadores do DSC permitiu observar aspectos qualitativos e quantitativos e construir 29 DSCs e identificar tres vertentes recorrentes consideradas como significativas no processo de inclusao escolar: aspectos administrativos e regimentais da rotina escolar, inclusao/exclusao escolar e bullying, relacao entre as areas da Saúde e da educacao
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2012. 188 p.