A participação discente em projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: uma análise a partir de coordenadores e egressos

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Data
2005
Autores
Bernardes, Linda Omar Alves [UNIFESP]
Orientadores
Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Este trabalho analisa a participação discente em dois projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: o projeto Cananéia, que proporciona vivência em comunidades ribeirinha e quilombola e o projeto Xingu, em comunidade indígena. Ambos os projetos são extracurriculares, com participação discente voluntária. O objetivo geral foi analisar a dimensão formadora desses projetos, a partir dos olhar dos egressos e coordenadores dessas atividades e os objetivos específicos foram: identificar os fatores impulsionadores que mobilizaram coordenadores e estudantes de Medicina e de Enfermagem a participarem dos projetos; conhecer as concepções e histórias dos coordenadores; analisar a importância da extensão universitária na formação dos estudantes e verificar quais competências gerais e habilidades específicas descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e de Enfermagem são desenvolvidas nessas ações. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando dois instrumentos: questionário e entrevista. A população de estudo constou dos dois coordenadores e de egressos dos anos 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003. Os resultados mostram que oportunidade de aprendizagem é o motivo principal da busca por essas experiências, oportunizando o confronto da teoria com a prática e favorecendo o desenvolvimento cognitivo do estudante numa perspectiva interdisciplinar. Na visão dos coordenadores e egressos, essas participações reforçam o desenvolvimento das habilidades e competências descritas nas Diretrizes Curriculares e acabam tendo significado marcante na vida pessoal e profissional dos egressos.
This paper aims at analyzing the participation of teachers in two extension projects at the Federal University of São Paulo: The first is the “Cananeia” Project, which makes it possible to study two communities – “Ribeirinha” and “Quilombola”, and the “Xingu Project” (an indigenous community). Both tasks are not corecurriculum, thus the participation of teachers happens on a voluntary basis. The main objective is to analyze the formation of these projects, from the perspective of the egress members and coordinators of the activities, by means of specific objectives: to identify the reasons why both coordinators and students of medicine and nursing take part in these projects; to understand their conceptions and histories; as well as to analyze the importance of university extension courses in the formation of students and also to determine which competences and specific abilities, present in the curriculum of Medicine and Nursing schools throughout the country, are actually improved with the development of these tasks. An exploring research, with both qualitative and quantitative approaches, was put into practice by means of questionnaires and interviews. The study group was formed by two coordinators and former students from 1999, 2000, 2001, 2002 and 2003. The results show that the opportunity to improve their knowledge has been the main reason for these people to engage in these experiments, making it possible for them to compare the concepts of practice and theory and at the same time, to favour the cognitive improvement of students by means of an interdisciplinary perspective. According to coordinators and former members of the staff, the participation in these projects, reinforce the development of the abilities and competences mentioned in the curriculum, and have a significant impact on both their personal and professional life.
Descrição
Citação
BERNARDES, Linda Omar Alves. A participação discente em projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: uma análise a partir de coordenadores e egressos. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.