Show simple item record

dc.contributor.advisorBatista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.contributor.authorCanuto, Angela [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-12-06T23:05:47Z
dc.date.available2015-12-06T23:05:47Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationCANUTO, Angela. Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20738
dc.description.abstractEsta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em medicina. No âmbito dos objetivos específicos, apreender as concepções docentes acerca do processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino e atributos de um bom professor de medicina; Discutir como o professor-médico compreende a sua trajetória na docência (experiências de sucesso e dificuldades) e como percebe seu processo de formação para exercer a docência. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações teórico-conceituais sobre o professor do ensino superior no Brasil e acerca do professor de Medicina e seus processos de formação. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com 21 docentes que atuam ou atuaram no Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ingressantes como professores entre as décadas de 1950 e 1990. No processamento e interpretação dos dados, privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Para uma melhor contextualização dos depoimentos docentes, foi organizado o item Os professores em foco: delineando um perfil, sistematizando-se os resultados em três núcleos: a inserção na profissão docente: desvelando motivações; ensino aprendizagem: visão de professores de medicina e trajetória docente: formação e experiências. Os modos de inserir-se como docente, no âmbito dos professores investigado: realçam a multiplicidade de motivações. Contudo, parece que o traço do improviso e da surpresa ao reconhecerem-se como professores médicos é algo comum em vários depoimentos. A centralidade da relação professor-aluno na maneira de conceber o processo de ensino-aprendizagem mostra-se como um dado bastante instigante, na medida em que parece conviver, de forma ambígua, uma compreensão do ensinar e do aprender como processo de troca de formação, ao mesmo tempo em que não fica clara a questão do conhecimento. No modelo de formação, por um lado, parece estar subjacente a algumas falas dos professores, uma construção do conhecimento baseado no autodidatismo. Por outro, identifica-se que a inexistência ou a falta de sistematização de uma formação didático-pedagógica são apontadas pelos professores entrevistados como falta, lacuna. A reflexão sobre a teoria e a prática educativa numa perspectiva crítica e integradora, possibilitando a escuta dos professores, com vistas a superar projetos de formação obsoletos para as demandas sociais contemporâneas, torna-se hoje um desafio nuclear para todos aqueles que têm um projeto de educação médica reflexiva, democrática, aberta e atenda à necessidade de inclusão social.pt
dc.format.extent103 p.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectDocentes de medicinapt
dc.titleConcepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoaspt
dc.title.alternativeConceptions and career steps: a study elaborated with a group of professors of medicine at the Federal University of Alagoasen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.filePublico-20738.pdf
dc.description.sourceBV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campusSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)pt
unifesp.graduateProgramEnsino em ciências da saúde – São Paulo


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record