Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro: limites e possibilidades

Imagem de Miniatura
Data
2005
Autores
Feresin, Catia [UNIFESP]
Orientadores
Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A Disciplina de Nutrição é importante para a formação do Enfermeiro, já que esse profissional possui atribuições referentes ao cuidado geral do ser humano, englobando o cuidado com a Nutrição das pessoas que estarão sob os seus cuidados; assim, tive a intenção de compreender quais são as possibilidades e os limites dessa Disciplina. A partir desse interesse, tive como objetivo conhecer de que forma a disciplina de Nutrição é desenvolvida em cursos de Graduação em Enfermagem, da Cidade de São Paulo, a partir da ótica do Professor que ministra a disciplina e do Coordenador do Curso. Essa pesquisa, pela sua natureza, privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os participantes da pesquisa foram seis Professores das Disciplinas de Nutrição dos Cursos de Graduação em Enfermagem e seis Coordenadores dos referidos Cursos. Para a análise dos dados, utilizei o método de Análise de Conteúdo, mencionado por Bardin e Minayo. Os resultados obtidos das análises indicaram que os professores empregam estratégias de ensino, como seminários, estudos de caso e que o principal empecilho para uma maior diversificação de estratégias de ensino é o número excessivo de alunos por sala de aula. Os professores mencionaram que os conteúdos a serem abordados na Disciplina de Nutrição no Curso de Graduação em Enfermagem devem abranger: conceitos gerais sobre Nutrição, Nutrição no Ciclo Vital e Nutrição frente às patologias, incluindo Nutrição Enteral e Parenteral. Os Coordenadores dos Cursos de Graduação em Enfermagem têm hoje vários desafios a enfrentar, mas dois deles destacaram-se nesse estudo: a resistência docente e a resistência da própria Instituição Particular de Ensino Superior quanto às mudanças curriculares desejadas. Esta pesquisa também demonstrou que a avaliação da aprendizagem dos alunos ainda é realizada de maneira classificatória, por meio da utilização de provas escritas, contendo questões de múltipla escolha. A Nutrição, por se tratar de uma ciência multidisciplinar, envolve o trabalho em equipe multiprofissional, tanto é que foi um dos pontos predominantes nos relatos, tanto de Coordenadores quanto dos Professores, e, realmente, o saber trabalhar em equipe e a constituição dela, representam hoje um desafio para a área da saúde.
The discipline of Nutrition must be considered important for an adequate nurse formation, since this professional has assignments concerning to the human care, including the care with people nutrition under his attention; thus, I had the intention to understand the possibilities and limits of this discipline. Based on this interest, this research had as objective: to know how the Nutrition discipline is developed in Nursing Graduation Courses at São Paulo City, as of the professor who teach the discipline, and the Course Coordinator optical. This research, by its nature, privileged the qualitative approach, utilizing as the data collection instrument a semi-structured interview. The research attendees were six teachers of Nutrition Discipline, and six Coordinators from the Nursing courses. For the data analysis, the Content Analysis Method mentioned by Bardin and Minayo, was applied. The results obtained from the analysis pointed that professors apply a diversity of teaching strategies, such as seminars and case studies, and they also indicated as a barrier for this diversity, the number of students in the classroom. Professors mentioned that the content to be broach by the Nutrition discipline for a Nursing Graduation course must includes: general concepts on Nutrition, Nutrition in the Vital Cycle, and Nutrition for pathologies diseases, including Parenteral and Enteral Nutrition. Coordinators from Nursing Graduation Courses have several challenges to face, but two of them stand out in this study: professors and private graduation institutes resistance to the desirable curriculum changes. This research also demonstrated that students learning evaluations are still done through a classificatory manner, throughout written tests with multiple choice questions. The Nutrition, as a multi-disciplinary science, involves the work of a cross-functional team, which was pointed by professors and coordinators interviewed as the most fundamental nursing professional skill. The team formation and the professional ability to take part of it, represent the challenge to the health area.
Descrição
Citação
FERESIN, Catia. Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro: limites e possibilidades. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2005.