Aconselhamento: concepções e práticas no contexto da educação em saúde

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Data
2005
Autores
Sobreiro, Mônica Isabel [UNIFESP]
Orientadores
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral, a partir da ótica de aconselhadores de Serviços de Prevenção em AIDS, analis ar o aconselhamento como prática de promoção e educação em saúde. No es copo dos objetivos específicos foram definidos: caracterizar o per fil profissional dos Aconselhadores de Serviços de Prevenção; apreender as concepções e pr áticas no contexto do aconselhamento e identificar possibilidades educativas na prática do aconselhamento. Como referencial teórico foi priv ilegiada uma abordagem histór ica do Aconselhamento em AIDS, entendendo a emer gência das demandas por serviços de saúde que respondessem às necessid ades dos usuários. Enfocou-se o Aconselhamento no campo da promoção da saúde, situando -o como uma prática de educação em saúde. O desenho metodológico envolveu entrevistas semi-estruturadas com 11 aconselhadores que atua m em Centros de Testagem e Aconselhamento nos municípios de Franco da Rocha, Jundiaí e Itatiba. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise temática, tendo como núcleos orientadores: perfil dos aconselhadores, inserção no serviço, proc esso de formação, co ncepções, prática, dificuldades e facilidades. Os resultados foram sistematizad os, delineando-se, a partir da análise, os núcleos temáticos: características do perfil profissional; inserção, formação e aprendizagem; aconse lhamento como prática de educação em saúde; condições instit ucionais: infra-estrutura e supervisão; prática do aconselhamento: modalidades, usuário, dificuldades e facilidades; aconselhamento: desafios e possibilidades. Dent re os resultados, destacaram-se o aconselhamento como acolhimento, impl icando a escuta ativa da demanda dos usuários e considerando os aspectos educativos, a conscientização dos usuários sobre a responsabilidade como sujeitos de sua pr ópria saúde, construi ndo uma atitude de autonomia. Importante ress altar que esta prática insere-se em condições institucionais objetivas qu e nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento do trabalho. O Aconselhamento pode, além do espaço dos CTAs, ser vivenciado nas Unidades Básicas de Saúde. Constitui-se, um projeto de educ ação em saúde que situa o atendimento para a vida.
Based on the of point of view of counsel ors to the AIDS Prevention Service, the general objective of this study was to analyze counseling as a practice of health promotion and education. The specific objectives were to characterize the professional profile of Prevention Service Counselors; to understand the definitions and practices in counseling and to identify educational opportunities in counseling practice. As a theoretical re ferential, a histor ic approach of AIDS counseling was favored, in order to understand the emergent demands for healthcare services that would meet t he user’s needs. Counseling was addressed in the field of health prom otion, as a health education practice. The study design consisted of semi-structured interviews with 11 counselors who work in Testing and Counseling Centers (CTAs) in the cities of Franco da Rocha, Jundiaí and Itatiba. Data were analyzed based on t he thematic analysis an d oriented by the following items: counselor ́s profile, in sertion in the service, background, conceptions, practice, difficulties and possi bilities. The following results stood out: counseling as embracement; active listeni ng of the user’s demands considering the educational aspects; us er’s awareness of their citizen responsibility as subjects of their own health, leading to an autonomous attitude. It is important to emphasize that this practice is inserted in objective institutio nal conditions not always favorable to developing work. Coun seling may be extended to Healthcare Centers apart from the CTAs. It is a health education project, which considers care as a priority in life.
Descrição
Citação
SOBREIRO, Mônica Isabel. Aconselhamento: concepções e práticas no contexto da educação em saúde. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.