Capacitação de médicos e enfermeiros para o cuidado à saúde de idosos na rede básica de Saúde no município de Santos: uma proposta de planejamento operacional baseado em uma matriz de competências

Imagem de Miniatura
Data
2005
Autores
Biz, Maria Cristina Pedro [UNIFESP]
Orientadores
Maia, José Antonio [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O Brasil apresenta um dos mais agudos processos de envelhecimento populacional dentre os países mais populosos. A proporção de indivíduos idosos aumentou de 6,1% (7.204.517 hab.), em 1980, para 8,6% (14.536.029 hab.), em 2000 (IBGE, 1981, 2001). Esta mudança tão rápida no perfil demográfico expõe o setor publico à necessidade de adotar medidas que possam combater iniqüidades, desenvolvendo ações à luz de um olhar multidimensional. Na área da saúde publica há a exigência de uma assistência onde estejam previstas as peculiaridades desta demanda. Isto leva á necessidade de rever as formas de atuação e capacitação dos profissionais de saúde na atenção ao idoso. Neste sentido, este trabalho investiga a atenção ao idoso e o perfil profissional do médico e do enfermeiro, visando ao planejamento da capacitação de médicos e enfermeiros para este atendimento. É feito um recorte, situando o estudo na capacitação de profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), partindo da perspectiva do envelhecimento ativo, visto como ciclo de vida. Tem como lócus da pesquisa a cidade de Santos, que apresenta elevado índice demográfico de indivíduos idosos (15,6%), e uma ampla rede municipal de assistência a essa população. Utiliza como método para definir o perfil profissional de médicos e enfermeiros de UBSs que atuam com idosos a escuta de gestores e formadores de saúde da cidade de Santos, através da técnica do grupo focal, e do diálogo com a literatura. Após a analise dos dados, foram estabelecidos como eixos norteadores as competências do profissional de saúde e a qualidade de vida, para o delineamento do perfil profissional. Como produto final é proposta uma matriz de competências, instrumento sugerido como contribuição para operacionalização do planejamento de capacitação do profissional de saúde.
Brazil presents one of most acute aging processes among the world's most populous countries. The proportion of elderly has increased by 6.1% (7,204,517 inhabitants) in 1980 and by 8.6% (14,536,029 inhabitants) in 2000 (IBGE, 1981,2001). Such a fast change in the demographic profile leads the public sector to the need of adopting measures that may face inequities by taking action with a multidimensional focus. In the Public Health area there is a requirement for assistance that accounts for such peculiarity of demand. Thus the present work investigates the health care of the aged and the professional profile of medical doctors and nurses, aiming the planning of professional education. The study focuses the qualification of professionals working in Santos Basic Health Units from the active aging perspective, viewd as a life cycle. Santos presents high demographic index of elderly (15.6%) and a wide municipal assistance network for that population. The professional profile of the medical doctors and nurses of Basic Health units working with elderly was defined on basis on the pertinent literature and the focal group technique was used with Santos health managers and educators. After the data analysis the competencies of the health professional and quality of life constituted the guidelines for the delineation of the professional profile. The study finally indicates a competency framework as a suggested tool for the implementation of the qualification planning for health professionals.
Descrição
Citação
BIZ, Maria Cristina Pedro. Capacitação de médicos e enfermeiros para o cuidado à saúde de idosos na Rede Básica de Saúde de Santos: uma proposta de planejamento operacional baseada em uma matriz de competências. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.