Conhecimentos adquiridos pelos egressos do curso de Pós-graduação em Gestão de serviços de Saúde na disciplina de planejamento

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Data
2005
Autores
Zanovello, Ana Lucia [UNIFESP]
Orientadores
Iochida, Lucia Christina [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
O presente estudo buscou conhecer e analisar o conhecimento dos egressos dos programas de pós-graduação em Administração Hospitalar, contribuindo para o aprimoramento dos currículos desses programas, em especial o conteúdo de planejamento estratégico. Para tanto, foi importante conhecer a origem e a evolução da instituição hospitalar e conseqüentemente da própria administração hospitalar. Frente à evolução histórica da Administração Hospitalar no Brasil, os gestores das instituições de saúde, provenientes de diferentes áreas de formação, necessitaram buscar qualificação para ser acrescentada à sua experiência prática, colocando-os à altura da responsabilidade de gerir essa complexa e dinâmica instituição de nossa sociedade, que é o Hospital. O objetivo desse estudo foi a verificação do conhecimento dos gestores de saúde acerca de planejamento estratégico, avaliando a utilização da ferramenta Balanced Scorecard (BSC) como facilitador na construção desse planejamento. Foi realizada uma pesquisa descritiva aplicada, onde os resultados obtidos através da coleta de dados foram investigados por meio de questionário semi estruturado, com questões abertas junto aos pesquisados e exercício prático com utilização do BSC. Foram coletadas informações e opiniões dos pesquisados com relação a sua formação, especialização e área de atuação profissional por meio de questões fechadas. Os questionamentos sobre o curso de pós-graduação, teorias conhecidas e aplicadas de planejamento estratégico, necessidades identificadas, oportunidades e pontos falhos apontados nos cursos, foram abordados em questões abertas. Foi realizado o exercício prático de aplicação do BSC, analisando seu papel como facilitador ou não na construção do planejamento estratégico nas instituições de atuação dos pesquisados. Os pesquisados cursaram programas de pós-graduação em instituições de ensino situadas em diferentes regiões geográficas no Brasil, todas de caráter privado. A grande maioria deles, atuando em instituições privadas conhecedoras de teorias de planejamento estratégico, teve a oportunidade de implantá-lo ao longo de sua experiência profissional, com resultados satisfatórios. A ferramenta do BSC foi apontada como conhecida pela maioria dos pesquisados, apesar disso cerca de metade deles encontrou dificuldades em seu uso, mas avaliou o resultado de sua aplicação como satisfatório. Denotou-se do estudo realizado a necessidade de atualização dos programas de pós-graduação oferecidos pelas instituições de ensino, em particular para o conteúdo da disciplina de planejamento estratégico com a inserção de conteúdos práticos, apresentando ferramentas como o BSC, e estimulando a sua utilização por parte dos gestores, cuja missão precípua é o direcionamento das instituições em que atuam.
The present research aimed to know and analyze the knowledge of graduates of graduate programs on Hospital Management, also known as Health Management and contribute to the improvement of the curricula of these programs, particularly regarding strategic planning contents. The origin and evolution of the hospital as institution were reviewed. The health managers, professionals of different backgrounds, facing the progress in Health Management, felt the need for academic knowledge, to be added to their practical knowledge and experience in the management of such dynamic institutions, the hospitals. The main objective of this study was to assess the knowledge that health managers acquired on strategic planning during their graduate studies, and evaluate their performance using Balanced Scorecard (BSC) as a tool for constructing the strategic plan for their institutions. This is a descriptive research, with an intentional sample of seven health managers, graduated in Health Management. A semi-structured questionnaire with closed questions about the profile of the subjects, and data on the curricula of the courses attended; and open questions about their opinions and expectations about the courses, and their knowledge on strategic planning theories was used. The subjects were also asked to make a strategic plan for their institutions using BSC. Their performance was evaluated, and they were asked if BSC was helpful in accomplishing the task. All subjects completed their courses at private schools, in different geographic regions, in Brazil, most worked also at private hospitals and declared having had the opportunity to use the acquired knowledge in strategic planning at their workplaces, with good results. BSC was known by most of the subjects, but almost half of them had some degree of difficulty in its use, most also declared that the tool was useful. This study pointed out to the need for updating of the Health Management programs in Brazil, particularly concerning the strategic management contents. The health managers complained of the lack of practical contents, like the use of BSC and other instruments, to help them solve the problems in their daily practices.
Descrição
Citação
ZANOVELLO, Ana Lúcia. Conhecimentos adquiridos pelos egressos do curso de pós-graduação em gestão de serviços de saúde na disciplina de planejamento. 2005. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.