GEMA - Capacitação a distancia no gerenciamento da manutenção de equipamentos médico-hospitalares: planejamento, desenvolvimento e avaliação dos instrumentos de gestão

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2004
Autores
Ramos, Monica Parente [UNIFESP]
Orientadores
Sigulem, Daniel [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A velocidade da renovação dos saberes e a demanda por formação deste século têm desafiado instituições de ensino e empresas públicas e privadas, a preparar profissionais capazes de - e dispostos a - aprender ao longo das suas vidas. Embora a sala de aulas ainda seja o meio de escolha preferencial para o processo de ensino-aprendizagem, muitas instituições passaram a adotar a Internet como solução e ambiente ideal para a realização de seus treinamentos. O Ministério da Saúde, por exemplo, com o Programa denominado Reforsus financiou, através de concorrências públicas, uma série de projetos com a finalidade de capacitar os recursos humanos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Um desses projetos, denominado Capacitação a Distância em Gerenciamento da Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares (GEMA) é o objeto desta tese. O GEMA foi realizado no período de janeiro a maio de 2003 com a participação de 3.141 alunos e 67 tutores e coordenadores de tutoria. Objetivo: descrever a infra-estrutura geral do projeto: a metodologia proposta para o treinamento e o sistema informatizado de tutoria e gestão educacional desenvolvido para atender o modelo, e avaliar, a partir do ponto de vista dos tutores, todo o processo: da metodologia aos instrumentos desenvolvidos. Métodos: foi desenvolvida uma metodologia para a gestão do GEMA, hierarquizada, regionalizada e colaborativa e, com base nela, um sistema de gerenciamento, em plataforma web, que foram avaliados, através de 2 questionários, em dois momentos distintos: após um treinamento realizado com a finalidade de selecionar os tutores que atuariam no GEMA e ao término do treinamento dos alunos. Foram aplicadas 4 técnicas estatísticas para avaliar as questões objetivas, e uma análise qualitativa de conteúdo, para avaliar as questões abertas dos instrumentos. Resultados: a metodologia hierarquizada, regionalizada e colaborativa para a capacitação a distância de profissionais em serviço e o sistema informatizado desenvolvido para suportá-la são apresentados. Conclusão: por meio da análise fatorial, conclui-se que os instrumentos foram adequados e evidenciaram a diversidade regional esperada. Também é discutida, com base nas respostas livres da análise de conteúdo, a necessidade do replanejamento total das atividades para enfrentar eventuais alterações na proposta original e, nesse sentido, é sugerida uma lista de recomendações para a realização de capacitações a distância futuras.
Descrição
Citação
RAMOS, Monica Parente. GEMA - Capacitação a distancia no gerenciamento da manutenção de equipamentos médico-hospitalares: planejamento, desenvolvimento e avaliação dos instrumentos de gestão. 2004. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2004.