O efeito do uso do medicamento na avaliação de processamento auditivo em indivíduos com transtorno do deficit de atenção/hiperatividade

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Data
2004
Autores
Cavadas, Marcia [UNIFESP]
Orientadores
Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar o efeito do uso do medicamento no desempenho de crianças e adolescentes nos testes comportamentais padronizados de Avaliação de Processamento: testes de memória seqüencial verbal e não-verbal e teste de localização sonora; Índice percentual de reconhecimento de fala, teste de fala com ruído e teste SSW nas condições não competitivas, competitivas e total de acertos, nas ocasiões pré e pós a administração de medicamento para a terapêutica farmacológica do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Ainda, comparar o comportamento auditivo avaliado para o grupo com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade pré e pós-medicação com o de outros grupos sem déficit de atenção pré e pós um intervalo de tempo. Métodos: Participaram deste estudo 29 indivíduos com TDAH na faixa etária de 7 a 15 anos, dos gêneros feminino e masculino. Este grupo foi denominado de Grupo com Déficit de Atenção (GDA). Um grupo de comparação constituído por 29 indivíduos sem TDAH foi formado e denominado de Grupo Sem Déficit de Atenção e (GS). Este grupo foi subdividido considerando-se a fixação da variável ausência de TDAH, e separando-se as variáveis com e sem possíveis problemas de comunicação elou auditivas formando os grupos GS1 e GS2 respectivamente. Foram utilizados testes comportamentais padronizados da avaliação do Processamento Auditivo. Os resultados obtidos foram estudados quanto aos acertos nas ocasiões pré e pós a administração de medicamento para a terapêutica farmacológica do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Também foi realizada uma comparação do comportamento auditivo estudado no grupo com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade pré e pós-medicação e os dois grupos sem déficit de atenção pré e pós um intervalo de tempo. Escolheu-se o teste SSW para ser aplicado duas vezes numa mesma sessão nas duas ocasiões de testagem. Resultados: O grupo com déficit de atenção (GDA) apresentou bom desempenho nos testes de processamento auditivo e seus resultados ficaram ainda melhores na ocasião pósmedicação. O grupo sem déficit de atenção e com problemas de aprendizagem (GS1) apresentou o pior desempenho nos testes de processamento auditivo e o grupo sem déficit de atenção e sem problemas de aprendizagem (GS2) foi o que apresentou o melhor desempenho. Conclusões: O medicamento provoca um efeito nos resultados dos testes de Processamento Auditivo, visto que o desempenho nos testes realizados na ocasião pós-medicação foi superior do que na ocasião pré-medicação no grupo de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade
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Citação
São Paulo: [s.n.], 2004. 168 p.