Ensinar e aprender etica na graduacao em enfermagem

Date
2004Author
Ferreira, Heliane Moura [UNIFESP]
Type
Tese de doutoradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Teaching and learning ethics in the nursing course: from latent to manifest conductAbstract
Este estudo emergiu da necessidade de desvelar como docentes e alunas vivenciam o processo ensino-aprendizagem da etica durante a Graduacao em Enfermagem. A pesquisa e de natureza qualitativa, na vertente fenomenologica e o procedimento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista semi-estruturada contendo uma questao norteadora, alem dos dados de identificacao. Os sujeitos da pesquisa foram docentes-enfermeiras e graduandas do Curso de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior na cidade de Londrina-Parana. A essencia do fenomeno se revelou em tres categorias abertas : A Etica e o Processo de Trabalho em Saúde; Ensinar e Aprender a Saber-Ser; Os Principios Eticos e a Praxis da Enfermagem. A pesquisadora, alem de estabelecer algumas diretrizes curriculares para o ensino da etica nos Curriculos de Graduacao em Enfermagem no Brasil, ressalta que as docentes precisam buscar fundamentacao epistemologica para fomentar o ensino da etica, como tambem se faz necessario uma nova pratica educacional que integre o ensino elementar, medio e superior com a realidade tendo como pedra angular os direitos humanos e como meta na formacao dos profissionais o saber, o fazer e fazer sempre o que e justo