Hiperplexicos com transtorno de Asperger

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Data
2004
Autores
Silva, Renata Cristina Dias da [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objetivo: Verificar as habilidades de leitura, escrita e consCiência fonologica de sujeitos com diagnostico de Transtorno de Asperger que tenham apresentado historico de Hiperlexia e investigar possiveis correlacoes com a idade, nivel de inteligencia e tempo de escolaridade. Metodos: A amostra foi composta por 16 sujeitos, do sexo masculino com linguagem verbal e idade media de 15.4, cujos pais autorizaram a participacao no estudo e relataram que os mesmos haviam comecado a ler precocemente sem ensino formal previo e com pouca compreensao. Todos os sujeitos eram escolarizados, nao apresentavam limitacoes sensoriais e foram encaminhados com diagnostico de Transtorno de Asperger para as Disciplinas de Disturbios da Comunicacao Humana e de Disturbios da Audicao da UNIFESP-EPM. ja tendo sido avaliados o nivel intelectual. A testagem foi composta por uma Prova de Leitura em Voz Alta, Avaliacao da Velocidade de Leitura, Recontagem de Texto, Prova de ConsCiência Fonologica, Ditado e Escrita Semi-Dirigida de Textos. Todos os procedimentos foram filmados e gravados, sendo aplicados em duas sessoes individuais. Na leitura, foram examinadas as habilidades de exatidao, velocidade e compreensao; na consCiência fonologica averiguaram-se habilidades de sintese silabica e fonemica, rima, aliteracao, analise silabica e fonemica, manipulacao silabica e fonemica, transposicao silabica e fonemica e na escrita avaliou-se a exatidao e a construcao semidirigida de textos com base em sequencias de figuras. Resultados: Os sujeitos tiveram alto indice de acertos na exatidao de leitura e escrita, apresentaram grande variacao quanto a velocidade e compreensao de leitura, estando deficitarias na maioria dos casos. Na consCiência fonologica, de modo geral, tiveram desempenhos abaixo do esperado para a idade, com mais dificuldades nas tarefas fonemicas. Na escrita de textos houve variacoes de 5 a 25 nodos. Houve correlacao entre o nivel intelectual e todas habilidades de leitura. entre a exatidao de leitura e a exatidao de escrita, entre a velocidade de leitura e a compreensao dos textos, entre a consCiência fonologica e a construcao dos textos, e desta ultima com a ordenacao das figuras. Conclusoes: Nestes individuos nao foi observado um padrao uniforme de habilidades
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2004. 130 p.
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