Aspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita

Data
2004
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objetivo: Caracterizar o comportamento psicomotor de um grupo de escolares com DLE, segundo as variaveis faixa etaria e atividade psicomotora. Metodo: Foi realizada uma pesquisa de analise descritiva e quantitativa, da qual participaram 40 escolares com disturbio de leitura e escrita, de ambos os sexos, na faixa etaria de 7 anos a 10 anos e 11 meses de idade. Os dados foram coletados no Nucleo de Assistencia Medica Integrada, para se obter a descricao dos comportamentos psicomotores atraves de entrevista e avaliacao psicomotora(Picq e Vayer, 1988), que constou de provas que avaliaram as atividades : coordenacao dinamica das maos, coordenacao dinamica geral, equilibrio(controle postural),controle segmentario(controle do proprio corpo), organizacao espacial(orientacao de direita-esquerda), estruturacao espaciotemporal, dominancia lateral e rapidez. Resultados: Verificou-se que os escolares com disturbio de leitura e escrita falharam em qualquer que fosse a faixa etaria em pelo menos uma das provas propostas pela avaliacao, apresentando em comum, em todas as faixas etarias, desempenho inferior ao esperado para suas idades nas provas de equilibrio e rapidez, e desempenho acima do esperado para a sua idade na prova de estruturacao espaciotemporal em todas as faixas etarias. A dominancia lateral homogenea ou cruzada nao influenciou na realizacao das provas, mostrando que nao houve diferenca estatisticamente significante entre as medias de resposta encontradas para as diferentes provas. Ao se comparar as faixas etarias e a media de resposta encontrada em cada faixa etaria para cada prova, observou-se que existe atraso psicomotor de um ano, dois anos e ate tres anos, dependendo da prova. Conclusao: Os escolares com DLE, de todas as faixas etarias, falharam em duas ou mais atividades psicomotoras e evidenciaram atrasos maiores ou menores em seus comportamentos psicomotores
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2004. 87 p.
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