• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNIFESP
  • Unifesp - Em verificação
  • Em verificação - Dissertações e teses
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNIFESP
  • Unifesp - Em verificação
  • Em verificação - Dissertações e teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita

Thumbnail
Date
2004
Author
Marinho, Clenia Regia Saboia [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Psychomotor aspects of children with writing and reading disorders
Abstract
Objetivo: Caracterizar o comportamento psicomotor de um grupo de escolares com DLE, segundo as variaveis faixa etaria e atividade psicomotora. Metodo: Foi realizada uma pesquisa de analise descritiva e quantitativa, da qual participaram 40 escolares com disturbio de leitura e escrita, de ambos os sexos, na faixa etaria de 7 anos a 10 anos e 11 meses de idade. Os dados foram coletados no Nucleo de Assistencia Medica Integrada, para se obter a descricao dos comportamentos psicomotores atraves de entrevista e avaliacao psicomotora(Picq e Vayer, 1988), que constou de provas que avaliaram as atividades : coordenacao dinamica das maos, coordenacao dinamica geral, equilibrio(controle postural),controle segmentario(controle do proprio corpo), organizacao espacial(orientacao de direita-esquerda), estruturacao espaciotemporal, dominancia lateral e rapidez. Resultados: Verificou-se que os escolares com disturbio de leitura e escrita falharam em qualquer que fosse a faixa etaria em pelo menos uma das provas propostas pela avaliacao, apresentando em comum, em todas as faixas etarias, desempenho inferior ao esperado para suas idades nas provas de equilibrio e rapidez, e desempenho acima do esperado para a sua idade na prova de estruturacao espaciotemporal em todas as faixas etarias. A dominancia lateral homogenea ou cruzada nao influenciou na realizacao das provas, mostrando que nao houve diferenca estatisticamente significante entre as medias de resposta encontradas para as diferentes provas. Ao se comparar as faixas etarias e a media de resposta encontrada em cada faixa etaria para cada prova, observou-se que existe atraso psicomotor de um ano, dois anos e ate tres anos, dependendo da prova. Conclusao: Os escolares com DLE, de todas as faixas etarias, falharam em duas ou mais atividades psicomotoras e evidenciaram atrasos maiores ou menores em seus comportamentos psicomotores
Citation
São Paulo: [s.n.], 2004. 87 p.
Keywords
Dislexia
Desempenho Psicomotor
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18809
Collections
  • Em verificação - Dissertações e teses [6550]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV