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dc.contributor.advisorFriedlander, Maria Romana [UNIFESP]
dc.contributor.authorCoutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-12-06T23:03:10Z
dc.date.available2015-12-06T23:03:10Z
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationCOUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004.
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizadopt
dc.description.abstractABSTRACT: This research was intended to evaluate the influence of anxiety in the process of the psychomotor skill teaching-learning process through the surgical center nursing discipline. The objectives of the research were: 1. Evaluate the trait-anxiety leveis, the state— anxiety and the students' psychomotor performance on the handling of sterile material into the nursing laboratory and in the operation room; 2. Correlate the levels of state— anxiety with the leveis of trait-anxiety and the psychomotor performance report the sterile material through two distinct situations of the data collections. The sample included 77 undergraduate nursing students attending a private nursing school located in the municipality of Campinas, São Paulo, Brazil. The data mentioned were collected in the nursing laboratory and into the operation room. In order to evaluate the motor performance of the students a checklist was developed with the procedures stages, the time spent into sterile material handling, validated by the Delphi technique. The second instrument of data collection applied was a record register of the training number of the students into nursing laboratory during the clinical practice and the third instrument was the use of STAI test. The data analysis showed: trait-anxiety was characterized by low and average levels; state-anxiety leveis and the time spent to the execution of the technique were higher in the operation room if compared to that in the nursing laboratory; the students' performance were gradually better, with exception of the time spent in the operation room; all the students were trained into the nursing laboratory was 3,78 times in mean; positive and moderate correlation was verified between the trait-anxiety and state-anxiety in the nursing laboratory and in the operation room; there was no significant statistical correlation between stateanxiety and psychomotor performance in the operation room. Based in the attained results conclusions showed that those students presenting higher state-anxiety levels were not the ones showing the unsatisfactory psychomotor performance on the handling of sterile material.en
dc.format.extent184 p.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectAnsiedadept
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnfermagem de Centro Cirúrgicopt
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectPsychomotor Skillen
dc.subjectSterile Materialen
dc.subjectTeaching-Learning Processen
dc.subjectUndergraduate-Nursing Studentsen
dc.titleA ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgicopt
dc.title.alternativeThe anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical centeren
dc.typeTese de doutorado
dc.identifier.fileTese-8501.pdf
dc.description.sourceBV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campusSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)pt
unifesp.graduateProgramEnfermagem - EPE


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