Evolucao do desenvolvimento cognitivo e de linguagem de criancas portadoras de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor

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Data
2003
Autores
Liebentritt, Edilene Maia [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objetivo: Verificar a evolucao do desenvolvimento cognitivo e de linguagem de criancas portadoras de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor submetidas a um metodo de terapia fonoaudiologica durante nove meses. Metodos: Inicialmente avaliamos dez criancas portadoras de Retardo do Desenvolvimento Neuropsicomotor, com Retardo de Aquisicao de Linguagem, atraves da Escala Westby. Em seguida desenvolvemos um programa de terapia fonoaudiologica enfocando cognicao e linguagem integrados, adotando uma abordagem construtivista mesclada com atividades de estimulacao de comportamento comunicativos pre-verbais e verbais. Associamos a isto um trabalho de co-participacao dos pais no processo de estimulacao das criancas tanto na terapia em si como em suas casas. Durante o processo terapeutico reavaliamos as criancas a cada tres meses pela mesma Escala utilizada na avaliacao inicial. Apos nove meses, levantamos os dados das quatro Escalas de todas as criancas. Calculamos as defasagens apresentadas para cognicao e para linguagem em relacao ao desenvolvimento normal. Calculamos tambem a defasagem entre cognitivo e linguagem. Utilizamos analises estatisticas a fim de determinar se a evolucao apresentada pelas criancas com relacao ao esperado para sua idade era significante ou nao, e para verificar se a defasagem entre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem era ou nao significante. Resultados: As criancas submetidas a terapia fonoaudiologica proposta evoluiram significantemente tanto no aspecto da cognicao como da linguagem; cognicao e linguagem progrediram em paralelo, cognicao levemente a frente da linguagem. Esta evolucao reverteu uma tendencia de defasagem crescente, reduzindo-a para praticamente metade da defasagem inicial. Conclusoes: O trabalho terapeutico proposto surtiu efeitos significativos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem das criancas estimuladas, revertendo a tendencia de defasagem apresentada no inicio do processo. Alem disso, ficou claro que o desenvolvimento cognitivo precede o desenvolvimento da linguagem, reforcando a importancia de se elaborar um programa de terapia que contemple ambos os aspectos quando se trata de criancas com Retardo de Linguagem
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2003. 89 p.
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