Modelo de educação a distancia via internet para ensino de interpretação de campo visual computadorizado

Data
2000
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As universidades pouco tem feito no intuito de preparar os alunos e professores a viverem em uma era onde as informacoes podem ser adquiridas de diversas maneiras, nao somente atraves das aulas e livros, mas atraves de recursos tecnoiogicos de Informática, como o CD-ROM e a Internet. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos a criacao de uma metodologia de ensino-aprendizado a distancia capaz de fornecer informacao e conhecimento sobre interpretacao de campo visual computadorizado, atraves da Internet e do modelo pedagogico Problem Based Learning. Ainda avalia esta nova metodologia como capacitadora para fornecer informacao e conhecimento sobre interpretacao de campo visual computadorizado. Material e Metodos: Foram selecionados 60 alunos, sendo 33 residentes e 27 medicos-oftalmologistas, que tiveram acesso, atraves da Internet, ao conteudo do curso de Interpretacao de Campo Visual Computadorizado. Foi utilizada uma metodologia de ensino, denominada de Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos sao estimulados na aquisicao de conhecimento de uma forma ativa. Toda a comunicacao e avaliacao, entre alunos e professores, aconteceu exclusivamente atraves de recurso disponiveis na Internet. Um grupo controle, constituido por alunos que nao assistiram ao curso via Internet, foi submetido as mesmas questoes do curso para avaliacao. Resultados: Ao final do curso, foram desenvolvidas 21 paginas em html, 11 imagens de campo visual computadorizado e 9 problemas (36 questoes). A grande maioria dos alunos apresentou idade entre 20 e 30 anos (57.3 por cento), cerca de 67,1 por cento dos alunos foram provenientes do estado de São Paulo, a grande maioria dos alunos foram do sexo masculino (62 por cento). Os alunos submetidos ao curso via Internet obtiveram melhor avaliacao comparado com o controle e diferenca estatisticamente significante foi observada (p=O.O442 l X2 =4.05)
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2000. 94 p. tabgraf.