Adaptação e validação do questionário RQLQ para avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes com rinite alérgica

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Data
1999
Autores
Silva, Maria das Graças Nascimento [UNIFESP]
Orientadores
Solé, Dirceu [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Nas últimas décadas, o estudo da qualidade de vida tem despertado um interesse crescente entre pesquisadores da área de saúde. Instrumentos destinados a avaliar o impacto das doenças crônicas , sobre o dia-a-dia dos pacientes, vêm sendo desenvolvidos e publicados por estudiosos em vários países. O objetivo do presente estudo foi adaptar, para a língua portuguesa, o questionário RQLQ (Rhynoconjunctivitis Quality of L ife Questionnaire), desenvolvido por JUNIPER, GUYATT & DOLOVICH (1994), que se destina à avaliação da qualidade de vida em adolescentes com rinite alérgica. Como primeiro passo, objetivando tornar o instrumento ma is adequado para o uso em nosso País, realizou-se uma fase de seleção dos ite ns que deveriam compor a versão brasileira do RQLQ. Uma relação de 75 itens, citada no trabalho original, foi traduzida e aplicada a um grupo de adolescentes , que já se encontrava em acompanhamento para tratamento de rinite alérgica p erene. Os 23 itens mais freqüentemente citados foram selecionados para comp or o questionário modificado, o qual foi dividido em quatro domínios: Sintomas, Problemas Práticos, Emoções e Atividades. Para estudo da reprodutibilid ade, o questionário foi aplicado a um grupo de pacientes em duas ocasiões d istintas, antes do início do tratamento. A análise estatística demonstrou que nã o houve variações entre as pontuações obtidas nas duas avaliações. A validação foi analisada, testando-se a hipótese de que, com a instituição de tratamentos d e reconhecida eficácia, os escores total e por domínios do questionário deveri am cair gradativamente, ao longo das três avaliações. Comparou-se também a pon tuação atribuída pelo paciente à gravidade dos sintomas nasais com a pont uação obtida com o questionário. Em ambos os estudos observou-se uma c orrelação positiva. A média dos escores decresceu a cada avaliação, mantendo-se significantemente associada com a pontuação atribuída aos sintomas na sais.
In the last decade, the life quality study have made a crescent interest among the health researchers. Instruments, that are used to evaluate the cronic diseases impact about the patients day by day, have been developed and published for bookishes in many countries. The objective of this study was adapted for portuguese language , the RQLQ questionnaire ( Rhynoconjunctivitis Quality of Life Questionnaire ), developed for JUNIPER, GUYATT & DOLOVICH (1994), that is destined for evaluate the life quality in teenagers with allergic rhinitis . The first step , to make the instrument more adequate for our country, we made a selection of the item that should be in RQLQ’s brasilian version. A list of 75 item, in the original work, was translated and applied for a teenagers group attendanced for perennial allergic rhinitis treatment. The 23 item more mentioned were select to compose the modified questionnaire, divided in four groups: symptoms, practical problems, emotions, activities. For reproducibility study, the questionnaire was applied for a group of patients in two differents moments, before beginning the treatment. The statistics analysis showed that had not variations between the score in both moments. The validation was analysed testing the hypothesis that using an efficient treatment, the total score and the group score should fell down slowly during the three evaluations. We compared the attributed patient score for the nasal’s symptoms severity with the questionnaire score. In both study was showed a positive correlation. The score’s media fell down in each avaliation, and was significantly releted with the score attributed to nasal symptoms
Descrição
Citação
NASCIMENTO SILVA, Maria das Graças. Adaptação e validação do questionário RQLQ para avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes com rinite alérgica. 1999. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1999.