Avaliacao do processamento auditivo central em individuos canhotos por meio de escuta dicotica

Nenhuma Miniatura disponível
Data
1999
Autores
Ziliotto, Karin Neves [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar e comparar o desempenho de individuos canhotos, frente a estimulos do tipo Consoante Vogal e Nao-Verbal em tarefas de escuta dicotica, considerando as variaveis sexo e lado de orelha. Foram avaliados 48 individuos, sendo 29 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com idades variando de 17 a 34 anos. A partir da analise dos resultados obtidos na aplicacao do teste dicotico Consoante Vogal e Nao-Verbal, pudemos concluir que o desempenho dos individuos canhotos no teste dicotico Consoante Vogal e teste dicotico Nao-Verbal nao sofreu influencia da variavel sexo. Na etapa de atencao livre, o desempenho dos individuos canhotos no teste dicotico Consoante Vogal nao foi influenciado pela variavel lado de orelha. Quanto ao teste dicotico Nao-Verbal , o desempenho dos individuos canhotos do sexo masculino nao foi influenciado pela variavel lado de orelha. Ja nos individuos do sexo feminino, observou-se predominio de respostas corretas a orelha esquerda. Na etapa de escuta direcionada, os resultados encontrados na aplicacao do teste dicotico Consoante Vogal e teste dicotico Nao-Verbal em individuos canhotos mostraram habilidade em direcionar a atencao para o lado da orelha solicitada. A analise quanto ao numero de erros nas etapas de atencao livre, atencao direita e atencao esquerda mostrou que a media de erros foi similar, cerca de 4 erros, nas tres etapas de atencao do teste dicotico Consoante Vogal e que nao houve erros nas 3 etapas de atencao do teste dicotico Nao-Verbal. O indice de reconhecimento e indice de predominio foram maiores no teste dicotico Nao-Verbal, sugerindo que o teste dicotico Nao-Verbal e mais facil do que o teste dicotico Consoante Vogal
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 1999. 150 p. tab., graf.
Coleções