• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNIFESP
  • Unifesp - Em verificação
  • Em verificação - Dissertações e teses
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNIFESP
  • Unifesp - Em verificação
  • Em verificação - Dissertações e teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Protocolo de avaliacao para indicacao de sistemas suplementares ou alternativos de comunicacao para criancas portadoras de paralisia cerebral

Thumbnail
Date
1999
Author
Fernandes, Anelise Sanchis [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Assessment protocol for indication of augmentative and alternative communication for cerebeal palsy children
Abstract
Com o objetivo de configurar um protocolo de avaliacao para a indicacao de Comunicacao Suplementar ou Alternativa, foi realizado um estudo em 32 criancas portadoras de Paralisia Cerebral, na faixa etaria de 3 anos a 11 anos e 11 meses, que encontravam-se em atendimento no Setor de Fonoaudiologia do LAR ESCOLA SAO FRANCISCO - Centro de Reabilitacao - UNIFESP/EPM e apresentavam disturbios na comunicacao oral. No Brasil ainda sao poucos os trabalhos publicados nesta area e nao existe nenhum protocolo, na literatura nacional, que auxilie os profissionais da area de reabilitacao quanto aos aspectos a serem avaliados para a indicacao do Sistema mais adequado para cada caso. Para a coleta de dados, foram realizados os seguintes procedimentos: um questionario as maes sobre a comunicacao de seus filhos; uma observacao sobre o desempenho comunicativo do sujeito durante uma situacao livre; avaliacao da capacidade motora; avaliacao de habilidades cognitivas e linguisticas, onde foram utilizados um brinquedo acionado, objetos, ou suas miniaturas, fotos e simbolos pictograficos. Os individuos estudados apresentaram dificuldade na representacao simbolica em quase todos os aspectos do protocolo de avaliacao em que esta foi investigada, de acordo com a hierarquia de reconhecimento grafico: objeto, foto e simbolo pictograficos. Quanto ao modo de comunicacao, o uso da expressao facial foi significantemente mais frequente do que o uso de vocalizacoes, gestos e palavras, sendo esta ultima significantemente menor que todas as outras. Com base na literatura pesquisada e nos procedimentos descritos, foi possivel configurar um protocolo de avaliacao. Esse protocolo possibilitou que elementos importantes para a indicacao e utilizacao de Sistemas Suplementares ou Alternativos de Comunicacao fossem suscitados
Citation
São Paulo: [s.n.], 1999. 81 p. ilus., tab.
Keywords
Paralisia Cerebral
Comunicação
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16227
Collections
  • Em verificação - Dissertações e teses [6550]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV