Educação de pacientes portadores de asma brônquica: atuação da enfermeira
Data
1998
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
O presente trabalho e um estudo longitudinal, prospectivo, com duracao de seis meses, cujo objetivo geral foi elaborar e aplicar um modelo padronizado de pos-consulta, ou consulta de enfermagem, dentro de um ambulatorio especializado de atendimento multidisciplinar ao paciente asmatico, onde se desenvolve um programa educativo associado ao atendimento medico. O enfermeiro, no desempenho de sua profissao, deve conhecer melhor o individuo, identificar seus problemas e recomendar as acoes especificas as suas necessidades bio-psico-socio-espirituais (visao holistica), no ambito da prevencao, tratamento e reabilitacao, visando ao atendimento das necessidades basicas do individuo, familia e comunidade. Para tanto, a consulta de enfermagem foi fundamentada na Teoria do preparo do autocuidado e sistema de apoio-educacao de Orem. Tendo-se em vista a complexidade do tratamento da asma, que envolve a atuacao de uma equipe multiprofissional, realizamos dentro de um programa para educacao para pacientes asmaticos, a orientacao atraves de consultas de enfermagem focalizando nao so a caracterizacao de suas condicoes epidemiologicas e pessoais que pudessem estar envolvidas com o agravamento da doenca, mas essencialmente a pesquisa e a orientacao de alguns itens, baseados em experiencia previa do grupo multidisciplinar da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), relacionados a doenca, tais como: o que e asma, medicacoes de alivio e prevencao, diario de sintomas, uso correto da bombinha, fatores desencadeantes e profilaxia, e sinais de controle e descontrole da asma. Em relacao aos conhecimentos adquiridos atraves das consultas de enfermagem, na primeira consulta nenhum paciente sabia: o que era asma, preencher o diario de sintomas e sinais de controle e descontrole da asma; 22,7 por cento sabiam o que era medicacao de alivio e prevencao, e profilaxia dos fatores desencadeantes; 36,4 por cento usavam a bombinha corretamente; e 54,5 por cento sabiam quais eram os fatores desencadeantes da asma. Pudemos observar que o conhecimento foi significativo desde a primeira consulta para os itens: uso correto da bombinha e fatores desencadeantes; a partir da segunda consulta: preenchimento correto do diario; da terceira: o que e asma, medicacoes de alivio e prevencao e profilaxia; e sinais de controle e descontrole da asma na ultima consulta. No final, todos os itens mantiveram-se com porcentagem elevada, acima de 86, 4 por cento...(au)
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 1998. 110 p.