• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNIFESP
  • Unifesp - Em verificação
  • Em verificação - Dissertações e teses
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNIFESP
  • Unifesp - Em verificação
  • Em verificação - Dissertações e teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo da influência da espasticidade no padrão de deambulação de crianças com paralisia cerebral

Date
1998
Author
Saad, Marcelo [UNIFESP]
Metadata
Show full item record
Abstract
O objetivo desta disertação é oferecer uma reflexão dobre o cuidade de criança e sua interface com a saúde e a educação, no contexto de uma instituição de educação infanntil. Para tanto, a autora realizpu um estudo de caso em um berçário de creches pública, administrada por uma entidade filantrópica e que atende a p[opulação de baixa renda da periferia da cidade de São Paulo. A Autora parte da persdpectiva que a criança é um sujeito componente, que interage com o meio humano e através dele com o meio físico, de acordo com suas capacidades reais e potenciais em cada fase do processo de desenvolvimento. Compreende também, que o cuidade tem operacionalização não pode ser dissociada da ação educativa. A análise dos dados apontou que os cuidados com os bebês e crianças pequenas, na creche onde foi realizado este estudo, tem como diretriz uma concepção asssistencialista de creche e identifica a criança atendida no berçario como frágil, dependente e carente. Os cuidados são organizados através de uma rotina, que privilegia a higiene, a nutrição e a segurança da criança, de forma dissociada das atividades chamadas de pedagógicas. O uso e a organização do espaço, a rotina de cuidados e as regras de higiene adotadas, quando analisadas à luz da antropologia, revelam os valores com que os adultos ordenam o seu mundo social. O texto está organizado em 5 capítulos, nos quais, inicialmente, procurou-se apresentar o problema.
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15650
Collections
  • Em verificação - Dissertações e teses [10979]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV