Significado do projeto Vida Plena para idosos

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Data
2009
Autores
Oliveira, Thais Bueno Machado de [UNIFESP]
Orientadores
Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Este estudo, uma pesquisa qualitativa, objetiva compreender os significados (atitudes, valores e crenças) que idosos atribuem ao Projeto “Vida Plena”, desenvolvido na cidade de Anápolis-GO e apreender as repercussões/influências em sua vida cotidiana. O método utilizado foi a história oral, sendo os dados coletados por meio da técnica da entrevista, com a utilização de um roteiro com questões semiestruturadas. No processo de análise emergiram duas grandes categorias de análise: Velhice e Envelhecimento, “Vida Plena” e Envelhecimento. Na categoria Velhice e Envelhecimento trabalhamos com as sub-categorias: trajetória de vida, saúde, doença, envelhecimento; auto-imagem do envelhecimento; cidadania, direitos sociais e aposentadoria. Na categoria “Vida Plena” e Envelhecimento abordamos as sub-categorias: motivação para ingresso, permanência e participação no VP; mudanças observadas. Os principais resultados mostram que na categoria Velhice e Envelhecimento prevaleceram questões acerca das dificuldades do percurso de vida das idosas, inscrevendo a história por meio da contemplação da auto-imagem e da observação do envelhecimento, emergindo também, questões sobre aposentadoria, direitos sociais, saúde e doença. Na categoria “Vida Plena” e Envelhecimento prevaleceram os discursos acerca da motivação para o ingresso e a permanência no VP com a observação dos fatores emocionais/psicológicos e do bem-estar advindo da participação, trazendo a descoberta de novas possibilidades e as mudanças sentidas pelas idosas advindas dessa participação. Nas considerações finais destaca-se que o projeto se apresentou como um modelo de grupo levando os participantes a redescobrirem um sentido novo para a vida e para seu processo de envelhecimento, recuperando o hábito de reflexão e do aprendizado constante e com ele a auto-estima, a capacidade de se relacionar e a motivação para valorizar a própria vida por meio da participação no mundo social.
This study, a qualitative research aimed to understand the meanings (attitudes, values and beliefs) that older people attach to the project “Vida Plena”, developed in the Anápolis-GO city and seize the effects/influences in your life. The method used was oral history, and the data collected through the interview technique, using a script with semi-structured issues. During the review process came up two large categories of analysis: Old Age and Aging, “Vida Plena” and Aging. In the category Old Age and Aging work with the sub-categories: life course, health, disease, aging; self-image of aging, citizenship, social rights and retirement. In category “Vida Plena” and Aging approached the sub-categories: motivation to enter, remain, feeling in VP, the observed changes. The main results show that in old age category and aging issues prevailed about the difficulties of the journey of life of older people by putting the story through the contemplation of self-image and the observation of aging, emerging also questions about retirement, social rights, health and disease. The category “Vida Plena” and Aging prevalent discourse about the motivation for entering and remaining in the VP and the observation of emotional factors/psychological and welfare situation due to the participation, bringing the discovery of new possibilities and changes experienced by elderly ensuing participation. The conclusion shows that the project is presented as a group model that takes participants to rediscover a new direction for life and for their own aging process, recovering the habit of reflection and learning constant and with it the self-esteem, the ability to relate and motivation to enhance their lives through participation in the social world.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Thais Bueno Machado de. Significado do projeto Vida Plena para idosos. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.