Show simple item record

dc.creatorUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
dc.date.accessioned2015-09-24T19:36:35Z
dc.date.available2015-09-24T19:36:35Z
dc.identifierhttp://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/224
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10245
dc.descriptionO caso Samuel é conjugado com o caso Darlene e Darnley, pois se trata de uma mesma família. São apresentados em dois momentos diferentes, por questões didáticas. Assim, o foco do caso é a abordagem familiar e o enfrentamento da violência doméstica. Dado a complexidade destes temas, os casos desafiam a equipe a um atendimento integral, focado na pessoa e no trabalho em equipe. Enfatiza a importância do vínculo e da relação profissional de saúde e pessoa. O caso Samuel apresenta a importância do registro clínico baseado em problemas e a abordagem dos problemas trazidos pelo usuário, no caso uma unha encravada, problemas sexuais e periodontais. Tem um importante destaque na necessidade da organização da prática clínica dos profissionais envolvidos, além da abordagem das doenças crônicas degenerativas, no caso a diabete melitus e obesidade. Mais uma vez o acolhimento e organização da equipe para enfrentamento da demanda espontânea é destacado como peça fundamental de acesso ao serviço, princípio da atenção primária. Objetivamente o caso trás aprofundamento teórico nos seguintes temas: - Diabete tipo 2 e neuropatias diabéticas - Obesidade e sedentarismo - Disfunção sexual masculina - Dor articular - Periodontite - Luto na família - Violência
dc.descriptionColeção "Objetos de Aprendizagem" da UNIFESP no repositório ARES, da UNASUS: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/40.
dc.languagept_BR
dc.rightsLicença Comum
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2
dc.subjectSaúde do Adulto
dc.subjectSaúde do Homem
dc.subjectSaúde Sexual e Reprodutiva
dc.titleCaso complexo Samuel
dc.coverageO caso tem como objetivo propiciar ao estudante uma reflexão de prática profissional num contexto de instabilidade familiar. A ênfase dada neste caso é a saúde do adulto masculino, possibilitando a troca de ideias acerca das condutas clínicas possíveis para esta população na atenção básica.
unifesp.extensaoUniversidade Aberta do SUS (UNASUS)


Files in this item

FilesSizeFormatView
caso_samuel.zip18.26Mbapplication/zipView/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record