Browsing by Subject "Transtorno do espectro autista"
Now showing items 1-10 of 10
-
Análise da expressão e do número de cópias de LINE-1 em neurônios obtidos in vitro de indivíduos dentro do transtorno do espectro autista
(Universidade Federal de São Paulo, 2022)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento e faz parte de um conjunto de doenças complexas cujas causas e mecanismos de herança ainda não foram plenamente desvendados. Apesar estudos de ...
-
Análise das funções executivas em pré escolares com transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15)Introdução: O objetivo deste estudo foi analisar as funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Além disso, correlacionar as habilidades de funções executivas aos desenvolvimentos de ...
-
Comunicação não verbal por meio de gestos em crianças com TEA: análise em dois momentos
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Os objetivos deste trabalho foram caracterizar a presença e uso de gestos comunicativos espontâneos em crianças com TEA com idade entre 18 e 30 meses, em dois momentos e verificar a relação entre o uso de gestos e as ...
-
Os desafios da alimentação de crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão integrativa
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05)Objetivo: Descrever e analisar as diferentes abordagens com relação à alimentação de crianças com TEA para além de questões estritamente nutricionais que envolvem a restrição alimentar e aspectos fisiológicos. Métodos: ...
-
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-14)O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, ...
-
Efeitos do canabidiol e possível dimorfismos sexuais em um modelo animal de autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-25)O transtorno do espectro autista (TEA) é o transtorno do neurodesenvolvimento que mais cresce no mundo. Caracteriza-se por déficits na comunicação e interação social, bem como pelo aparecimento de comportamentos repetitivos ...
-
Extensão média de fala de crianças com transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)A Extensão Média de Enunciado é uma ferramenta valiosa na investigação de prejuízos de linguagem por oferecer excelentes medidas de desempenho de linguagem. Objetivo: Este estudo teve como objetivo mensurar a extensão ...
-
Organização do trabalho no cuidado à pessoa com transtorno do espectro autista nos centros especializados em reabilitação da cidade de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-15)O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma política pública que garante serviços especializados para as pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde. O CER faz parte de uma rede de serviços que atua de maneira ...
-
O professor do ensino regular e o transtorno do espectro autista: revisão integrativa
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12)A Política Nacional de Educação Especial (PNEE) propõe que a inclusão deve permitir o desenvolvimento e a inclusão social, acadêmica, cultural e profissional do educando, valorizando suas singularidades e diferenças. ...
-
Vocabulário expressivo em crianças com TEA: análise em dois momentos
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)O vocabulário expressivo da criança corresponde ao léxico que pode ser utilizado por ela e, a partir do momento que a criança começa a falar, já é possível medir a extensão, ritmo de desenvolvimento e características de ...