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    • Acolhimento institucional: espelho da (des)proteçãointegral de crianças e adolescentes de famílias pobres 

      Silva, Luana Cardozo [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018)
      A presente pesquisa visou compreender e analisar o processo de acolhimento institucional como revelador da violação de direitos de crianças e adolescentes de famílias pobres, tendo como objetivos de pesquisa compreender ...

    • Acolhimento institucional: medida protetiva na efetivação de direitos? 

      Miranda, Sonia Lopes de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-01)
      Esta pesquisa teve como objetivo apreender o quanto o acolhimento institucional, como medida protetiva voltada para crianças e adolescentes, em situação de risco e vulnerabilidade social, encontra-se em (des) acordo com ...

    • Adoção de crianças maiores 

      Vieira, Beatriz Tavares [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21)
      O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o porquê de diversos pretendentes à adoção não escolherem crianças acima dos 3 anos de idade e qual o papel do Serviço Social nesse processo. Aponta os avanços ...

    • Adoção tardia e serviço social: questões-étnicos raciais 

      Costa, Lígia Lourenço da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16)
      O presente trabalho de conclusão de curso debruçou-se sobre a questão da adoção tardia e as variáveis deste processo, tendo como horizonte a compreensão da atuação profissional do/a assistente social nos espaços sociojurídicos. ...

    • Analfabetismo e as mulheres do Dique da Vila Gilda de Santos: Lutas e Resistências 

      Lisboa, Maria Dinalva de Carvalho [UNIFESP]; Souza, Carlos Norberto de Carvalho Lisboa [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender o analfabetismo na vida das mulheres do Dique Vila Gilda, do município de Santos/SP, os impactos em suas trajetórias e construir com elas propostas de ...

    • Análise do Plano Individual de Atendimento (PIA) na aplicação da medida privativa da liberdade ao adolescente 

      Oliveira, Paula da Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-22)
      Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o Plano Individual de Atendimento (PIA) para além do campo burocrático, visto a importância da elaboração dele no momento de cumprimento da medida socioeducativa ...

    • Assistente Social e supervisor de campo: muito prazer! Conhecendo a experiência de supervisão de campo da 1ª turma de Serviço Social da UNIFESP/BS 

      Cabral, Priscila Greice dos Santos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-04-09)
      Este trabalho apresenta um estudo que, visou desvendar como se dá o processo de supervisão de estágio compreendido como parte do trabalho profissional dos assistentes sociais, tendo como sujeitos os assistentes ...

    • A atuação do assistente social na perspectiva da não medicalização da questão social no NAPS I de Santos 

      Souza, Érica Antonio de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-07)
      Este estudo se propõe a entender como tem se dado a atuação do assistente social do NAPS I de Santos na perspectiva da não Medicalização da Questão Social e a partir da proposta da reforma psiquiátrica da qual fez parte ...

    • A atuação do assistente social no centro de atenção psicossocial 

      Silva, Mariane Helena da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-07)
      O presente estudo resgata historicamente as relações e reprodução sociais acerca da pessoa com transtorno mental na sociedade. Através de levantamento bibliográfico e da observação em campo em um Centro de Apoio ...

    • Cardume como um cardume: A educação popular e as possibilidades de inserção do Serviço Social na Unifesp. 

      Sousa, Maria Luiza de Castro e [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018)
      A possibilidade de ocupar um espaço dentro da universidade de forma educativa para pessoas que nunca o tiveram, traz consigo uma nova perspectiva de vida a quem lidacomdificuldadesde acesso a uma educação de qualidade e ...