Browsing by Subject "ProfHistória"
Now showing items 1-9 of 9
-
Cabeça pensa onde pé pisa: O Currículo Paulista de história em sua materialidade e aplicação
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-16)O presente trabalho tem como objetivo analisar o Currículo Paulista, adaptado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em seu componente curricular de História para Anos Finais do Ensino Fundamental. Busca-se traçar uma ...
-
O currículo de História e suas relações com a arquitetura e cultura escolar: da Escola Prática de Agricultura Carlos Botelho à Etec Professor Edson Galvão, Itapetininga (SP)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-26)A cultura escolar consiste em um conjunto de normas e saberes construídos ao longo do tempo no interior da escola e que se consolidam e tomam forma própria ao difundir-se na construção de cenários e práticas. Com isso em ...
-
Ensino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade?
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09)Este trabalho tem como tema a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo da Cidade (2017) e o ensino de História na Cidade de São Paulo. O Currículo da Cidade foi elaborado para se alinhar à BNCC ...
-
A história entre zeros e uns: ensino de história e nativos digitais (2000-2018)
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-21)Diferentes das gerações que os precederam, os nativos digitais nasceram e cresceram em um ambiente dual governado por duas esferas, uma real e uma digital. Portadores de um acesso instantâneo e quase irrestrito à informação, ...
-
Literatura e Ensino de História: O subúrbio e a questão de gênero no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06)O objetivo desta pesquisa é explorar as potencialidades do texto ficcional como fonte documental no ensino de História da Educação Básica, principalmente no Ensino Médio, propondo aos alunos e professores metodologia ...
-
Ocupar e refletir - Escolas de luta e a História em disputa: Ensino de História e a luta secundarista em São Paulo (2015)
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-04)Este trabalho analisa os movimentos de ocupação de escolas públicas na cidade de São Paulo em 2015 e suas relações e implicações com o ensino de História. Os objetivos centrais são: a) analisar algumas práticas vividas ...
-
Produção de presença no ensino de história cultura indígena: representações no livro didático.
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-27)Esta pesquisa foi pautada no conceito de “produção de presença” de Gumbrecht (2010), que propõe transcender a predominância da hermenêutica nas relações de ensino e aprendizagem nas ciências humanas, neste caso utilizaremos ...
-
O que o Tramway da Cantareira pode nos ensinar? Histórias, fotografias e vestígios materiais de uma extinta ferrovia suburbana
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05)A ferrovia Tramway da Cantareira foi construída na cidade de São Paulo em 1893 e suprimida em 1965. Em seu primeiro ano, o Tramway serviu como suporte no transporte de materiais necessários para a construção de reservatórios ...
-
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09)A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é ...