Now showing items 1-10 of 15

    • Avaliação do brincar de crianças com deficiência pelo modelo lúdico 

      Romanin, Thyelly Brandão [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-05)
      Introdução: O brincar deve estar no cotidiano da criança, pois é fundamental para o seu desenvolvimento. Essa atividade nas crianças com desenvolvimento atípico tem características próprias, que podem levar ao comprometimento ...

    • Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa em pronto socorro 

      Medeiros, Giuliana; Matsumoto, Shimeny; Ribeiro, Circéa Amalia [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP] (Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-01-01)
      OBJECTIVES: To examine the usefulness of therapeutic instructional toy (TIT) in preparing preschool children for intravenous placement and to describe family member's perception of the children preparation. METHODS: ...

    • Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança 

      Maia, Edmara Bazoni Soares; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP] (Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2011-08-01)
      The objective of this study was to understand how nurses become aware of the use of therapeutic play as a nursing intervention instrument. Symbolic Interactionism was the theoretical framework and Interpretive Interactionism ...

    • Cuidados com a infância e a adolescência por meio de brinquedoteca comunitária 

      Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Amiralian, Maria Lucia Toledo Moraes [UNIFESP] (Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2012-12-01)
      The aim of this article is to report an intervention, based on the framework of Winnicott's theory, in a community toy library that serves children and teenagers in situations of social vulnerability. The methodology ...

    • O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo 

      Cintra, Sílvia Maira Pereira [UNIFESP]; Ohara, Conceição Vieira da Silva [UNIFESP]; Ribeiro, Circéia Amália [UNIFESP] (Associação Brasileira de Enfermagem, 2006-08-01)
      This study is a descriptive and quantitative research that aims to characterize the toy / therapeutic toy teaching and analyze the facilities and difficulties of its development in the graduation courses in nursing in São ...

    • EXPOSIÇÕES LÚDICAS: Uma análise histórica do brinquedo 

      Costa, Camila Teixeira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-16)
      O objetivo deste trabalho foi analisar o brinquedo como objeto histórico da sociedade. A partir de um viés sócio-histórico, a problemática deste projeto se configura em analisar as transformações históricas dos modos de ...

    • A imagem corporal de crianças e o trato pedagógico com bonecos(as) de pano na escola: um estudo longitudinal 

      Silva, Leopoldo Ortega da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-11)
      A imagem corporal pode ser compreendida como a figuração do nosso corpo formado pela mente, ou seja, o modo como o corpo se apresenta para nós. No Brasil, a questão da imagem corporal tem recebido atenção maior nas ...

    • O lúdico na remoção de hábitos de sucção de dedo e chupeta 

      Muzulan, Carina Fontana; Gonçalves, Maria Inês Rebelo [UNIFESP] (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-03-01)
      PURPOSE: To verify the efficacy of recreational strategies of awareness for spontaneous removal of finger sucking or pacifier habits in children. METHODS: Fifteen children (nine female and six male), with ages ranging from ...

    • O mundo da criança portadora de asma grave na escola 

      Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amalia [UNIFESP]; Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]; Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP] (Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-01-01)
      OBJECTIVES: To understand the meaning of asthma and its implications in daily life of children with acute asthma and their family in school settings. METHODS: A qualitative case study with 3 children from a pediatric ...

    • O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico 

      Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; Angelo, Margareth (Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2005-12-01)
      This study was aimed at comprehending the meaning of being hospitalized for pre-school children. The theoretical references were the Symbolic Interactionism and Vygotsky's theory on the child's symbolic play. The methodological ...