Browsing by Subject "Ensino de História"
Now showing items 1-10 of 18
-
O currículo de História e suas relações com a arquitetura e cultura escolar: da Escola Prática de Agricultura Carlos Botelho à Etec Professor Edson Galvão, Itapetininga (SP)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-26)A cultura escolar consiste em um conjunto de normas e saberes construídos ao longo do tempo no interior da escola e que se consolidam e tomam forma própria ao difundir-se na construção de cenários e práticas. Com isso em ...
-
Diálogos entre o ensino de história da África e as orientações para a área de História presentes na Base Nacional Comum Curricular
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-08)A presente pesquisa busca analisar os conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que prescreve a formulação dos currículos escolares em todo ...
-
Ensino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade?
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09)Este trabalho tem como tema a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo da Cidade (2017) e o ensino de História na Cidade de São Paulo. O Currículo da Cidade foi elaborado para se alinhar à BNCC ...
-
ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO: relações étnico-raciais no Ciclo Interdisciplinar
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-23)O objetivo desta dissertação é apresentar aos educadores da área de História caminhos para a efetiva aplicação do determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ...
-
A escola e os trilhos: contribuições entre patrimônio ferroviário e ensino de história
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27)Como trabalhar com o patrimônio ferroviário no ensino de história é a questão que se soma nesta dissertação a uma experiência concreta enquanto docente da Escola Estadual João Kopke, localizada ao lado do conjunto ferroviário ...
-
As historias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-22)Atualmente as Histórias em Quadrinhos, popularmente conhecidas como HQs ou mais recentemente como Arte Sequencial, são um dos meios de comunicação de massa mais consumidos no mundo. Deixaram de ser associadas somente ao ...
-
História da América Latina em sistemas de ensino: investigação sobre a construção curricular em materiais apostilados
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-21)Esta pesquisa tem como objeto e fonte de estudo os Sistemas Apostilados de Ensino – SAE- e o Ensino de História da América Latina. Nosso objetivo foi compreender as características específicas deste tipo de suporte didático ...
-
A história entre zeros e uns: ensino de história e nativos digitais (2000-2018)
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-21)Diferentes das gerações que os precederam, os nativos digitais nasceram e cresceram em um ambiente dual governado por duas esferas, uma real e uma digital. Portadores de um acesso instantâneo e quase irrestrito à informação, ...
-
O Humor Gráfico em sala de aula e o Ensino de História
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-06)A pesquisa é sobre o humor gráfico e a sua utilização em sala de aula, principalmente as charges no processo de ensino-aprendizagem em História, focando as suas dificuldades e as potencialidades. As principais fontes são ...
-
Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-25)Com o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa ...