Now showing items 1-10 of 185

    • As Ações Da Educação Permanente Para O Sus - Análise Do Processo De Implantação Em Uma Região Da Grande São Paulo 

      Carotta, Flavia [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-20)
      The National Policy of Permanent Education in Health, implemented by the Ministry of Health (MS) in 2004, sought to transform the way in which the training and qualification of the Nacional Health System (SUS) professionals ...

    • Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais 

      Lopes Neto, David; Teixeira, Elizabeth; Vale, Euclea Gomes; Cunha, Fátima Scarparo; Xavier, Iara De Moraes; Fernandes, Josicleia Dumêt; Shiratori, Kaneji; Reibnitz, Kenya Schimidt; Sordi, Maria Regina Lemes De; Barbieri, Márcia [UNIFESP]; Bocardi, Maria Inês Brandão (Associação Brasileira de Enfermagem, 2007-12-01)
      The objective of this study was to evaluate the adherence of the Pedagogic Projects of Nursing Graduation Courses (PPC/ENF) to the National Guidelines for the Curriculum of Nursing Graduation Courses (DCN/ENF). It was a ...

    • Advisor-advisee relationship: the multiplier knowledge 

      Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Furtado, Fabianne [UNIFESP]; Silveira, Tiago Santos [UNIFESP] (Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, 2009-06-01)
      The article captures the essence of the advisor-advisee relationship as the fulcrum of the graduate program, and its influence and implications in the present formation process of new researchers.

    • Alberto Torres e a Educação: (1890-1917) 

      Melo, Thaís de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013)
      This research aims to identify the aspects related to education in the present social and political thought of Alberto Torres. In this proposal we seek to understand the concept of education, expressed in his writings and ...

    • Alfabetização científica em Geografia: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba 

      Silva, Gildo Gomes Da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-08-19)
      The teaching of Geography has undergone didactic-pedagogical reformulations through the application of new methodologies and more specifically of the active methodologies for the construction of geographic knowledge. Since ...

    • Analfabetismo e as mulheres do Dique da Vila Gilda de Santos: Lutas e Resistências 

      Lisboa, Maria Dinalva de Carvalho [UNIFESP]; Souza, Carlos Norberto de Carvalho Lisboa [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender o analfabetismo na vida das mulheres do Dique Vila Gilda, do município de Santos/SP, os impactos em suas trajetórias e construir com elas propostas de ...

    • Análise da disponibilidade dos profissionais da saúde e educação para o trabalho em equipe na atenção à criança com autismo 

      Romeu, Clariana Andrioli [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-28)
      Introdução: O transtorno do espectro do autismo é uma condição neurológica caracterizada por comprometimentos da interação, comunicação e comportamento. Intervenções precoces podem ajudar as crianças com autismo a ganhar ...

    • Andragogia na saúde: estudo bibliométrico 

      Draganov, Patrícia Bover [UNIFESP]; Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011-03-01)
      The success of learning consists in using proper strategies. As the professional graduated, come from permanent education and also from assisted population, to whom the actions of education in health are directed to, ...

    • A aprendizagem baseada em problemas no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): desafios da implantação curricular 

      Almeida, Elza Maria Rezende de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013)
      Introdução: A educação médica no Brasil, ao longo dos anos, vem sofrendo transformações, principalmente no que se refere à implantação e reformulação curricular nos cursos de graduação em medicina, motivando o Ministério ...

    • A arte e a ciência de conhecer pessoas: a dimensão humanista na formação do médico na UNIFESP 

      Torossian, Miriam Sansoni [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2015)
      Este estudo pretendeu investigar como os alunos da graduação em Medicina da Unifesp perceberam o curso “Conhecendo Pessoas – uma ciência, uma arte”, dentro da disciplina de Psicologia Médica, bem como avaliar o seu interesse ...