Now showing items 1-10 of 32

    • Análise histórica da profissão docente: a educação infantil guarulhense (1958 - dias atuais) 

      Silva, Camila Fernandes da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-19)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a história da educação infantil do município de Guarulhos. O objetivo geral visa retomar, sob perspectiva histórica, elementos da formação e a carreira docente dos ...

    • Artes visuais na educação infantil 

      Botton, Selma; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; Silva, Adriana (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      Módulo 3: Artes Visuais na Educação Infantil -- O ensino da arte no Brasil: o planejar e o fazer. Este módulo apresenta a compreensão da expressão bidimensional (desenho e pintura) e as experimentações tridimensionais. ...

    • Atividades de estimulação do desenvolvimento na educação infantil: estudo sobre indicadores de viabilidade na perspectiva de professores 

      Sousa, André Luiz de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-28)
      Currently, studies seek to implement interventions, programs, policies or products aimed at early childhood care, based on scientific evidence. The present study was developed in the context of a broader study oriented to ...

    • Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares 

      Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]; Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP]; Schoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP] (Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2010-06-01)
      Receptive language is the individual's capacity to understand what he hears or reads. Objective: to evaluate the performance of kindergarten children in terms of their receptive vocabulary. 159 students from a public school ...

    • Concepções e práticas pedagógicas de professoras da educação infantil sobre questões de gênero 

      Moreira, Marialice Fortuna [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09)
      As infâncias são vistas socialmente como uma fase universal e positiva, no entanto, estão especialmente vulneráveis às dinâmicas de poder presentes na sociedade devido a sua posição de alteridade. Como ...

    • Conhecimento e prática de alimentação e nutrição infantil por cozinheiras e professoras de centros de educação infantil 

      Almeida, Júlia Lopes de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-16)
      Objetivo: verificar o conhecimento e a prática de cozinheiras e professoras dos Centros de Educação Infantil sobre alimentação e nutrição infantil. Métodos: estudo exploratório e descritivo realizado em oito centros de ...

    • Contribuições de narrativas de crianças para a formação de professores de educação infantil 

      Bezerra, Vanessa Lidiane Domiciano [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-19)
      The research, qualitative approach aims to investigate the reflections and the impact of children's tales of childhood and school in their teachers, considering the importance of hearing the child as subject of rights, ...

    • Corpo e música na educação infantil 

      Sanches, Maria Cecilia [UNIFESP]; Sampaio, Renato Tocantins; Pires, Maria Cristina de Campos (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      Módulo 4: Corpo e Música na Educação Infantil Este módulo oferece um contato com um repertório amplo, envolvendo músicas da cultura infantil, no caso, os acalantos (cantigas de ninar), parlendas, canções de roda, músicas ...

    • A CRECHE COMO DIREITO: um estudo aproximativo sobre a política de educação infantil em São Vicente/SP 

      Santos, Claudemir Barreto da Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-20)
      Este trabalho visa aprofundar as reflexões sobre a creche como direito: um estudo aproximativo na política de educação infantil em São Vicente/SP, com o objetivo de conhecer a política de educação infantil e o atendimento ...

    • Crenças e atitudes educativas dos pais e problemas de saúde mental em escolares 

      Vitolo, Ymara Lúcia Camargo [UNIFESP]; Fleitlich-Bilyk, Bacy [UNIFESP]; Goodman, Robert; Bordin, Isabel Altenfelder Santos [UNIFESP] (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2005-10-01)
      OBJECTIVE: To verify the prevalence and identify the risk factors related to mental health problems among schoolchildren and its possible association with the beliefs and educational attitudes of parents/caretakers. METHODS: ...