Now showing items 1-10 of 19

    • Cefai-projeto aprender sem limites: memórias de uma estagiária 

      Nascimento, Jeniffer Falconeri [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16)
      Esse trabalho de conclusão de curso propõe-se a apresentar o avanço sócio-histórico da educação inclusiva no estado de São Paulo, relancionando com as experiências de estagiária vivenciadas no programa CEFAI – Centro de ...

    • Contribuições para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva 

      Freitas, Marcos Cezar de (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      O chão da escola é também um universo de pesquisa singular. Essa singularidade diz respeito à complexa tarefa de concatenar tempos e espaços, saberes e fazeres, regularidades e imprevisibilidades. Na beleza dessa complexidade, ...

    • O desenvolvimento de um jogo educacional digital para a instrução dos ajustes curriculares a professores do ensino regular 

      Ribeiro, Yohann dos Santos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22)
      O presente design, foi projetado na perspectiva de uma educação inclusiva de maior qualidade, considerando a sensibilização dos professores das salas regulares do ensino fundamental e médio, para com os educandos PcD ...

    • EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 

      Borges, Larissa Francisco [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva ...

    • Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos 

      Crochík, José Leon; Freller, Cintia C.; Dias, Marian Ávila de Lima e [UNIFESP]; Feffermann, Marisa; Nascimento, Rafael Baioni do; Casco, Ricardo (Associação Brasileira de Psicologia Social, 2013-01-01)
      This work reports a research about inclusive education which objective was to verify if there are differences in preferences and rejections made by students considered as an inclusive status by the schools and their ...

    • Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual: uma linha do tempo entre legislação e trabalhos publicados 

      Melo, Bruna Letícia do Ó [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-22)
      Esta monografia aborda o tema “Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual”, traçando uma linha do tempo que considerou legislação (1961-2020), trabalhos publicados (1995-2020) e número de matrículas em classes ...

    • Inclusão escolar e Síndrome de Down: revisão de literatura 

      Tomazelli, Maria Luísa Gomes [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021)
      A inclusão escolar é uma temática frequentemente discutida na atualidade. O Censo escolar de 2020, apesar de não ser específico quanto à questão dos alunos com Síndrome de Down, revela que há mais de 1,3 milhões de alunos ...

    • Intersectionalities and special education on the perspective of the inclusive education 

      Freitas, Marcos Cezar de; Santos, Larissa Xavier (Caderno de Pesquisas Fundação Carlos Chagas, 2021-01-11)
      The purpose of this article is to show that in research on the schooling of children with disabilities or chronically ill, intersectionality with issues of gender, race, social class and ethnicity are fundamental. The ...

    • Marcos políticos legais norteadores da inclusão educacional 

      Martins, Edna [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; Campos, Sandra Regina Leite (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-16)
      • Módulo 2: Marcos Políticos Legais Norteadores da Inclusão Educacional -- Este módulo faz conhecer aspectos sociais e históricos do atendimento educacional à pessoa com deficiência: marcos históricos e legais da Educação ...

    • Memorial sobre a ação da inclusão em contextos escolares 

      Saueia, Camila Andrade [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      Entende-se educação como sendo o ato de educar, instruir e ainda, disciplinar outrem, isto é, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a ...