Browsing by Subject "Educação de Graduação em Medicina"
Now showing items 1-9 of 9
-
A aprendizagem baseada em problemas no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): desafios da implantação curricular
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013)Introdução: A educação médica no Brasil, ao longo dos anos, vem sofrendo transformações, principalmente no que se refere à implantação e reformulação curricular nos cursos de graduação em medicina, motivando o Ministério ...
-
Uma arquitetura para ambientes ubiquos de aprendizagem
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012)Introdução: Nos cursos de medicina e enfermagem o uso de portfolios reflexivos, como uma ferramenta pedagogica, esta se tornando uma pratica comum, e a tendencia e que esses portfolios migrem gradualmente do papel para ...
-
Competencias gerais desenvolvidas na graduacao medica para atencao a Saúde da crianca
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012)Objetivo: Esta pesquisa objetivou analisar, na otica de docentes/preceptores de pediatria e medicos egressos, o desenvolvimento de competencias relacionadas a atencao a Saúde da crianca, na graduacao medica. Especificamente, ...
-
Concepções de práticas docentes de professores que vivenciaram a transição curricular no curso médico da Unimontes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010)No ano de 2002, o Curso Médico da UNIMONTES passou por uma grande transformação com a mudança de currículo, abandonando uma metodologia tradicional de ensino e passando a utilizar uma metodologia ativa, baseada no ABP ...
-
Concepções do processo ensino-aprendizagem: um estudo com professores de medicina
(Associação Brasileira de Educação Médica, 2009-12-01)This article addresses medical teaching as a social construction process, linking academic policy, pedagogical, personal, and inter-subjective factors. With the aim of analyzing the conceptions towards teaching practice, ...
-
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
(Associação Brasileira de Educação Médica, 2007-12-01)The aim of this investigation was to characterize the parallel curriculum of third-year medical students of the Federal University of Alagoas by using a self-applied questionnaire, which was answered by 63 students. The ...
-
O ensino em Geriatria na graduação das escolas médicas do estado de São Paulo na óptica dos coordenadores de curso ou da disciplina
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009)O envelhecimento humano e uma realidade nacional. Projecoes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontam para um crescimento expressivo, atingindo a cifra de 40 milhoes de idosos em 2030. Nestes grupo ...
-
Processo de inserção dos alunos do curso de medicina no cenário de prática: olhar dos gestores e profissionais da saúde
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013)Esta pesquisa teve como principal proposito analisar a integracao, ensino-servico no ambito do modulo IESC do Curso de Medicina da UNIFAP, sob a otica dos gestores e profissionais da Estrategia Saúde da Familia, das Unidades ...
-
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
(Associação Brasileira de Educação Médica, 2009-03-01)The ethical and humanistic training of medical students has been both valued and questioned in recent years. Discussion of the ethical conflicts that arise during future medical practice is one of the strategies with the ...