Secretaria de Educação a Distância (SEAD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Secretaria de Educação a Distância (SEAD) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 86
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosA Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUSFigueiredo, Elisabeth Niglio de
- ItemAcesso aberto (Open Access)A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19) Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina• Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a conceituação de atendimento educacional especializado - relação entre educação especial como modalidade educacional e escola regular. Traz uma reflexão sobre acessibilidade e recursos tecnológicos disponíveis para a inclusão escolar do aluno com deficiência e uma avaliação de necessidades e/ou habilidades educacionais específicas dos alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações pedagógicas e relatos de experiências(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Sampaio, Renato TocantinsMódulo 5: Ações pedagógicas e relatos de experiências -- Este módulo faz conhecer a interdisciplinaridade nas artes. O desenvolvimento de postura investigativa e criativa. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações pedagógicas. - Aula 1: Orientação para a ação pedagógica -- Esta aula tem por objetivo orientar na realização do planejamento de ações pedagógicas em artes com crianças da Educação Infantil. - Aula 2: Integrando artes e linguagens: A didática da arte -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula propõe um estudo sobre a integração das artes e busca aprofundar o planejamento de ações pedagógicas em artes com crianças da educação infantil. - Aula 3: Orientações para a comunicação oral e resumo -- Esta aula tem por objetivo desenvolver as ações pedagógicas em artes com crianças da educação infantil, avaliá-las e socializá-las.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Áfricas e suas diásporas(UAB Unifesp publicações, 2023-02-08) Schleumer, Fabiana [UNIFESP]; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4278276689410882Este livro é o produto de esforços coletivos ligado ao curso de pós-graduação lato sensu “As Áfricas e suas diásporas”, desenvolvido entre 2020 e 2022 no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp). O objetivo do curso era apresentar aos cursistas uma gama variada de reflexões sobre o continente africano e também sobre a diáspora africana, incluindo debates sobre História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea que trataram, criticamente, a experiência de populações africanas e de pessoas africanas na diáspora. Tal temática foi abordada a partir de contribuições variadas (História, Arqueologia, Antropologia e Literatura). Dessa forma, este livro é o resultado da reunião de contribuições variadas de professores e cursistas, que produziram textos discutindo problemas relacionados a questões enquadradas na ampla periodização acima indicada, mobilizando debates sobre História da África, ensino, inclusão digital, práticas e manifestações culturais, religiosidade e questões étnico-raciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Artes visuais na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Botton, Selma; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; Silva, AdrianaMódulo 3: Artes Visuais na Educação Infantil -- O ensino da arte no Brasil: o planejar e o fazer. Este módulo apresenta a compreensão da expressão bidimensional (desenho e pintura) e as experimentações tridimensionais. A leitura do mundo e a expressão plástica pela criança. Os sentidos do traço como gesto experimental e inacabado. A expressão plástica no desenvolvimento e na formação da criança. O olhar do educador sobre a produção plástica de seus alunos. Cinema e Fotografia. O atelier de arte. - Aula 1: O Ensino da Arte no Brasil -- Autora: Selma Botton -- Nesta aula se discute a importância da arte-educação, as transformações dessa área de conhecimento no Brasil, sobre o planejamento escolar e a necessidade da construção de uma prática docente tendo a criança como centralidade. - Aula 2: Planejamento e função da arte -- Autora: Selma Botton -- Nesta aula serão discutidos aspectos como o caráter lúdico da expressão artística infantil, as representações visuais das crianças e algumas teorias a respeito do desenho infantil. -- Aula 3: As Artes Plásticas – Eu vejo, eu toco, eu faço Autora: Betania Libanio Dantas de Araujo -- Nesta aula será apresentado o espaço das artes visuais, propostas e materiais por meio de discussões acerca de planejamento, procedimento e técnica, apreciação, percurso criador da criança, oficina de percurso, organização do ateliê e exposição de arte. - Aula 4: Arte Audiovisual – Cinema e Fotografia -- Autora: Adriana Silva -- Esta aula apresenta a linguagem cinematográfica, fabulações fotográficas e cultura audiovisual na educação infantil. - Aula 5: Arte O Atelier de artes visuais em movimento -- Autora: Adriana Silva -- Nesta aula serão apresentados os aspectos do ateliê de artes visuais em movimento - a experiência audiovisual na educação do olhar para, das e com as crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos Linguísticos da Cultura Indígena(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-10) Bassani, Indaiá de Santana [UNIFESP]• Módulo 2: conhecendo os povos indígenas no Brasil contemporâneo – desconstruindo preconceitos
- ItemSomente MetadadadosBioéticaJunqueira, Cilene Rennó
- ItemAcesso aberto (Open Access)Breve introdução à história das línguas no Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-10) Silva, Hosana dos Santos [UNIFESP]Disciplina 1 pertencente ao Módulo 3: Marcos conceituais referentes à variação linguística
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bullying, violência, preconceito e discriminação na escola(UAB/UNIFESP, 2022) Roman, Marcelo Domingues; Vasters, Gabriela Pereira; Lima, Valéria Sperduti; Gamez, Luciano; http://lattes.cnpq.br/0228792315328026O curso de especialização em Bullying, violência, preconceito e discriminação na escola, oferecido em formato de educação à distância, é voltado a educadores das redes públicas de ensino e tem como fundamentos a compreensão e defesa dos direitos humanos e a análise de processos sociais, históricos e institucionais para o entendimento de manifestações interpessoais e grupais das mais variadas formas de violência no contexto escolar. Com esses fundamentos, busca relacionar teorias acadêmicas e práticas escolares, ao promover a observação participante no cotidiano institucional, a análise informada por conceitos científicos e a elaboração de planos de intervenção na realidade escolar.
- ItemSomente MetadadadosCachoeira da Serra I: conhecendo o território e seu processo saúde-doençaUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCachoeira da Serra II: conhecendo o sistema de saúde localUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo Danrley e DarleneUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo Dona MargaridaUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo SamuelUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo Sandra e SofiaPetty da Silva, Gilberto; Louzada, Maria Wany; Botelho, Luciane Francisca; Tahan, Soraia; Martins, Julie Silvia; Pitta, José Cássio do Nascimento; Gonçalves, Daniel Almeida; Demarzo, Marcelo Marcos Piva
- ItemSomente MetadadadosCaso Complexo Vila Santo AntonioUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo: Ilha das FloresUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo: Maria do SocorroUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunidades e Escolas Sustentáveis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-09) Antonio, Davi Gutierrez [UNIFESP]; Barboza, Liane Maria Vargas; Marangon, Maristela Aparecida; Mancini, Silvana Gomes; Moreira, Tereza; Guelf, Wanirley PedrosoMódulo 6: Comunidades e Escolas Sustentáveis -- Este módulo traz a oportunidade de relacionar o conhecimento a ações práticas que visem à sustentabilidade do espaço educativo escolar de forma colaborativa, partilhada e crítica. Tem por objetivo levar à reflexão de como a escola está se preparando para isso, o dificulta a relação com a diversidade, a alteração da proposta curricular e o enfrentamento de problemas recorrentes no cotidiano escolar. Apresenta o conceito de Escola Sustentável dentro do contexto de Comunidade Sustentável.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpo e música na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Sanches, Maria Cecilia [UNIFESP]; Sampaio, Renato Tocantins; Pires, Maria Cristina de CamposMódulo 4: Corpo e Música na Educação Infantil Este módulo oferece um contato com um repertório amplo, envolvendo músicas da cultura infantil, no caso, os acalantos (cantigas de ninar), parlendas, canções de roda, músicas regionais, de outras culturas e épocas, variando gêneros e estilos. No Teatro e na Dança, apreciação de trechos de vídeos que apresentem cenas teatrais e danças de estilos e culturas diferentes: improvisação, dramatização e situações que estimulem o movimento. - Aula 1: Corpo e movimento na escola -- Autora: Maria Cecília Sanches -- Esta aula tem por objetivo construir a compreensão do movimento humano integrado nas dimensões corporal, emocional e cognitiva. - Aula 2: Contribuições do trabalho com o corpo e o movimento com foco na força -- Autora: Maria Cecília Sanches -- Esta aula tem por objetivo levar à identificação que o desenvolvimento infantil é permeado por atividades focadas alternadamente no campo afetivo e na construção de si, e no campo cognitivo e na construção do mundo, bem como conhecer possibilidades de trabalho com dança e teatro. - Aula 3: Habilidades Musicais na Educação Infantil -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula propões o estudo sobre o desenvolvimento das habilidades musicais na infância, bem como sobre propriedades do som e escuta. - Aula 4: Educação Musical para crianças pequenas -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula tem por objetivo fazer conhecer as ações pedagógicas do professor de arte/música na Educação Infantil, bem como sobre propriedades do som e escuta.